Logo Instituto Reaction

Artigos

Diagnóstico e tratamento de arritmia cardíaca em atletas

Arritmia cardíaca

Arritmia cardíaca é uma condição que não  causa impedimento para práticas de atividades físicas e esportes, contudo é necessário realizar um acompanhamento adequado e o tratamento da condição para evitar problemas mais graves.

 

Essa condição causa alguns sintomas no paciente, como:

 

  • Palpitação;
  • Tontura;
  • Desmaios;
  • Batimentos cardíacos muito acelerados; batimentos cardíacos muito lentos;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Tosse seca;
  • Ondas de calor ou de frio;
  • Entre outros.

 

Atletas com arritmia cardíaca precisam se consultar rotineiramente com um médico cardiologista do esporte para avaliar o quadro e realizar o melhor tratamento para o controle da doença. O processo de diagnóstico deve ser feito cuidadosamente para que seja possível identificar possíveis doenças no músculo cardíaco

 

A arritmia também pode ser causada por fatores genéticos, como é o caso da displasia arritmogênica do ventrículo direito e a miocardiopatia hipertrófica. Ela também pode ser causada por doenças adquiridas que podem afetar diretamente o miocárdio, como por exemplo a miocardite ou Doença de Chagas, miocardite viral ou isquemia coronariana.

 

Como é feito o diagnóstico de arritmia cardíaca?

Existem tipos diferentes de arritmia cardíaca, que são:

 

Bradicardia: consiste no ritmo lento das batidas do coração, ficando abaixo de 50 batidas por minuto.

 

Taquicardia: caracterizada pelo movimento acelerado do coração, alcançando acima de 100 batidas por minuto em repouso.

 

O diagnóstico preciso da arritmia cardíaca depende de uma avaliação clínica completa e minuciosa. Além de analisar o quadro do paciente e o seu histórico, o médico pode solicitar alguns exames, como eletrocardiograma, teste ergométrico, holter e o estudo eletrofisiológico.

 

Diagnosticada a arritmia, pode se dar início ao tratamento, que pode incluir o uso de medicamentos específicos para o controle, utilização de marcapassos e ablação por radiofrequência. 

 

O acompanhamento clínico desta condição é essencial para evitar os riscos causados pela arritmia cardíaca. Isso porque a arritmia cardíaca está diretamente relacionada com os episódios de morte súbita que podemos ver entre praticantes de atividades físicas. Além disso, ela também pode desencadear outros problemas graves que podem levar o atleta à morte.

 

Portanto, é imprescindível contar com um médico de confiança para realizar o diagnóstico e manter o acompanhamento da saúde do atleta.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!