A prática esportiva garante inúmeros benefícios para a saúde dos indivíduos, mas demanda uma determinada capacidade e condicionamento físico para que seja realizada com segurança. Além do fortalecimento, o atleta deve garantir a saúde cardiovascular, fazendo com que seja necessário realizar um check-up vascular com determinada periodicidade.
Sem o controle adequado, o atleta estará mais predisposto a desenvolver problemas graves durante a prática do esporte, como a morte súbita. Esse tipo de condição é causada pela interrupção repentina de circulação sanguínea e dos batimentos, podendo ter origem hereditária.
Para evitar esse tipo de problema, o check-up vascular envolve a realização de diversos exames, sendo indicado para atletas profissionais e amadores. Além dos exames de rotina que são solicitados em um check-up normal (como colesterol, triglicerídeos, glicose, urina, pressão arterial, entre outros), é importante realizar a avaliação cardiovascular como forma de identificar e prevenir diversas condições.
Esse check-up vascular é realizado por um cirurgião vascular, que irá verificar as condições físicas do paciente, além de, caso necessário, solicitar alguns exames para um diagnóstico mais preciso. Através dessa avaliação, o médico vai conseguir detectar de maneira precoce diversas condições e indicar o tratamento correto de acordo com as necessidades do paciente.
Quando fazer um check-up vascular?
Essa avaliação é recomendada para pessoas com mais de 40 anos ou que apresentem algum fator de risco para doenças cardiovasculares, como:
· Tabagismo;
· Hipertensão;
· Diabetes;
· Obesidade;
· Colesterol alto;
· Histórico familiar de doenças vasculares.
Contudo, mesmo que essas condições não estejam presentes, é importante se manter atento. Se mesmo abaixo de 40 anos você sofre com inchaços e dores nas pernas, varizes e outros problemas, é de extrema importância buscar a ajuda de um cirurgião vascular para avaliar o quadro e determinar qual o melhor tratamento.
Com esse check-up vascular, é possível identificar:
• varizes;
• pé diabético;
• trombose;
• insuficiência venosa crônica;
• úlceras;
• obstrução das artérias (que pode provocar o AVC);
• Aneurisma.
Com isso, pudemos observar como esse check-up é importante para todos os indivíduos, principalmente para quem quer praticar esportes durante o lazer ou de forma profissional. Ajudando a investigar as condições vasculares do indivíduo, essa avaliação pode descobrir diversos problemas antes que causem algum problema mais grave.
Doenças vasculares tendem a ser muito silenciosas, e quando descobertas de forma precoce, é possível aumentar consideravelmente as chances de recuperação do paciente. Em caso de rompimento de aneurisma da aorta, por exemplo, cerca de 90% dos indivíduos podem vir a óbito, sendo uma patologia extremamente perigosa.
Nesse sentido, o check-up vascular é de imensa importância para evitar consequências graves. Outra doença que é igualmente silenciosa e fatal é a doença obstrutiva das artérias, que pode aumentar consideravelmente o risco de Acidente Vascular Cerebral, o conhecido AVC.
Mantenha-se atento aos sinais e às condições de risco, e se necessário, procure a ajuda de um cirurgião vascular de confiança para realizar um check-up vascular. Dessa forma, é possível prevenir diversos problemas e garantir que a prática de esportes seja feita de maneira segura.