Logo Instituto Reaction

Artigos

Reabilitação de Lesões Lombar em Atletas: Programas e Exercícios

Lesões Lombar

As lesões na lombar podem impactar consideravelmente a performance e a realização de atividades esportivas. Esse tipo de lesão vem sendo cada vez mais observada em atletas jovens, sendo uma causa frequente da procura por médicos ortopedistas.

 

Embora seja uma estrutura muito forte e resistente, a coluna também está sujeita a diversas lesões. De acordo com pesquisas realizadas, aproximadamente 75% dos atletas jovens apresentam algum tipo de dor na lombar, fazendo desse problema uma causa muito comum nos tratamentos ortopédicos, dependendo do tipo de esporte que é praticado.

 

A dor lombar é composta por diversos corpos vertebrais e discos intervertebrais que são responsáveis pelo amortecimento das estruturas. Problemas posturais e impactos diretos nessa região podem desencadear dor e inflamação, prejudicando o desempenho e a realização de diversas atividades pelos atletas.

Leia também: Fisiologista do esporte na prevenção de lesões

Também conhecida como lombalgia, a dor lombar afeta atletas de corrida, futebol, natação, entre outros, estando muito relacionada com o uso excessivo das articulações e estruturas.

 

O que causa a dor lombar nos atletas?

 

Dependendo do esporte realizado, o atleta pode combinar movimentos de rotação e flexão durante a atividade, resultando na sobrecarga da coluna. Realizar um treino bem acompanhado e orientado é fundamental para evitar esse tipo de problema e outras lesões que podem afetar a qualidade de vida e até mesmo afastar totalmente o atleta do seu esporte.

Leia também: Síndrome da Coluna Cervical: Prevenção e Tratamento para Esportistas

 

Precisamos entender que a nossa coluna é fundamental para nossa postura corporal e mobilidade, sendo necessário adotar todas as estratégias necessárias para reduzir a sobrecarga. Além disso, existem nessa região diversos nervos fundamentais que são responsáveis por emitir cargas elétricas a todo o nosso corpo, de forma que quanto mais fortalecido e preparado estiver o seu corpo, mais fácil será evitar as lesões na coluna.

 

As lesões na lombar são decorrentes de impactos sofridos na região e pelo excesso de treinos. A sobrecarga é um fator fundamental no desenvolvimento de problemas lombares, assim como as distensões musculares e problemas que afetam os discos intervertebrais.

 

Por esse motivo, é fundamental estabelecer um acompanhamento multidisciplinar durante a realização de exercícios físicos e esportes de alto impacto. Esses profissionais estarão preparados para indicar o plano de treinamento ideal para as suas necessidades e estabelecer uma rotina segura e eficiente.

 

Como funciona o processo de reabilitação após lesões lombares em atletas?

 

Uma vez implementado o tratamento de lesões lombares em atletas, é necessário iniciar um processo de reabilitação para que o profissional consiga retomar as suas atividades esportivas. Nesse sentido, além do médico responsável, é necessário contar com a ajuda de físico e do fisioterapeuta para garantir o fortalecimento muscular necessário para a reabilitação e retorno para o esporte.

 

Esses profissionais irão avaliar o seu quadro e determinar quais as reais necessidades e protocolos a serem implementados no seu tratamento. A reabilitação é um passo fundamental para que o atleta consiga retomar as suas atividades com segurança e manter o seu desempenho dentro do esporte.

Leia também: Uso da hidroterapia na Recuperação de Lesões Esportivas

Durante esse processo serão recomendados diversos programas e exercícios voltados para a manutenção do arco do movimento, flexibilidade e fortalecimento muscular. Essas rotinas devem ser seguidas de acordo com o recomendado pela equipe para o retorno rápido aos esportes.

 

Acompanhando essa abordagem, também podem ser implementados tratamentos adicionais como o tratamento por ondas de choque, pilates, e Olga e acupuntura. Essas soluções terapêuticas podem ser valiosas aliadas mas devem ser indicadas e monitoradas por um profissional especialista.

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!