Logo Instituto Reaction

Artigos

Exame de bioimpedância: entenda como funciona

exame de bioimpedância

Você sabe o que é o exame de bioimpedância? Esse exame permite medir a quantidade de músculos, gordura, quantidade de água, taxa basal do metabolismo de um indivíduo e muitos outros aspectos físicos. Ele é amplamente utilizado nas academias para ajudar a obter melhores resultados nos treinos e nas consultas de nutrição, servindo como uma análise complementar para melhorar a saúde e a qualidade de vida do paciente.

O exame de bioimpedância é fundamentado na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade que percorre todo o corpo e obtém dados consistentes sobre a resistência dos tecidos. Durante esse processo, o sangue e os músculos, que são estruturas e tecidos que apresentam mais água e íons na composição, apresentam uma menor resistência. Já os tecidos como os ossos e a gordura, costumam oferecer uma maior resistência, não conduz muito bem a eletricidade.

Com base nisso, podemos dividir a composição corporal em dois fatores: a massa magra e a massa gorda. A massa magra sendo pele, ossos e músculos, e a massa gorda o total da gordura excetuando a massa magra.

Como é feita a leitura dos dados?

Para que o exame de bioimpedância possa ser realizado, os especialistas contam com balanças específicas que, com ajuda de placas de metal, permitem a condução dessa corrente elétrica de baixa intensidade.

O indivíduo a ser avaliado sobe na balança descalço e segura as placas de metal (dependendo do tipo de aparelho), e após isso, a balança pode entregar resultados mais precisos sobre a composição corporal da metade inferior do corpo. As placas de metal conseguem medir a composição percentual de gordura dos braços, tronco e cabeça.

Como existem diversos equipamentos no mercado,é importante verificar com o seu médico ou nutricionista qual o modelo a ser aplicado no teste e a forma correta de realizá-lo.

Essa balança consegue entregar além do peso corporal, o volume dos músculos, a quantidade de gordura, água e calorias que o corpo gasta diariamente com base em sua idade, altura, sexo, etc.

Os dados mais importantes entregues pelo exame de bioimpedância são: índice de massa gorda, índice de massa magra, a massa muscular, níveis de hidratação, densidade óssea, gordura visceral e taxa de metabolismo basal.

Como vimos, o exame de bioimpedância ajuda a medir vários aspectos do nosso corpo, a fim de estabelecer uma avaliação mais completa da saúde das pessoas, considerando os fatores específicos. Contar com a ajuda de profissionais da área pode fazer toda diferença para você atingir os seus objetivos e alcançar uma melhor qualidade de vida.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!