Logo Instituto Reaction

Artigos

Artrose do Punho: sintomas diagnóstico e opções de tratamento

Artrose do Punho sintomas diagnóstico e opções de tratamento

A artrose do Punho é uma doença degenerativa que afeta a articulação do Punho, fazendo com que a cartilagem responsável por cobrir os ossos sofra um desgaste. Um dos seus principais sintomas é a dor que pode variar de leve a intensa, piorando conforme a articulação é utilizada.

 

Além desta dor, outros sintoma comum é a rigidez no punho. Normalmente essa rigidez é mais perceptível pela manhã ou após passar por períodos de inatividade, podendo se tornar mais constante e causando limitações na amplitude de movimento da articulação.

 

O quadro inflamatório também pode vir acompanhado da sensação de calor e inchaço, e em casos mais avançados pode-se observar deformidades visíveis e redução na força da mão.

 

Leia Também:Dor no punho a usar o celular, o que pode ser? 

Como é feito o diagnóstico da artrose do Punho?

 

Inicialmente, o médico responsável irá realizar uma avaliação clínica detalhada, questionando o paciente sobre o seu histórico médico, atividades relacionadas ao desenvolvimento da artrose e os sintomas presentes. Além disso, também é realizado um exame físico, para que o médico consiga avaliar a dor, rigidez e amplitude do movimento.

 

A confirmação do diagnóstico pode ser realizada com ajuda de exames de imagem, como é o caso das radiografias. Esse exame consegue evidenciar a extensão do desgaste cartilaginoso e a possível presença de osteófitos, esporões ósseos que também fazem parte da artrose.

 

Caso necessário, o médico também pode solicitar a realização de outros exames como a tomografia computadorizada e a ressonância nuclear magnética. O diagnóstico de outras condições que causam sintomas semelhantes é feito através de testes laboratoriais, que ajudam a determinar se o paciente sofre com artrite reumatoide, por exemplo.

 

A ressonância magnética é utilizada em casos mais complexos, avaliando melhor a cartilagem, os ligamentos e demais tecidos moles ao redor do Punho.

 

Como é feito o tratamento dessa condição?

 

O tratamento a ser implementado para artrose do Punho vai depender da gravidade dos sintomas e qual o seu impacto na qualidade de vida e mobilidade do paciente. A abordagem inicial de tratamento inclui a modificação das atividades que são realizadas para prevenir movimentos que possam piorar a dor, além da utilização de órteses para imobilizar e proteger o punho.

 

O alívio da dor pode ser obtido com ajuda de medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais, ajudando a combater a dor e a inflamação. A ingestão de corte com esteroides também pode ser administrada diretamente na articulação para proporcionar um alívio extra dos sintomas.

 

Independentemente do caso, a fisioterapia é uma abordagem que desempenha um papel crucial nesse tratamento, ajudando o paciente a melhorar a sua mobilidade e força através de exercícios específicos. Alguns exercícios e técnicas manuais podem ajudar a reduzir a dor e a rigidez, melhorando a qualidade de vida do paciente.

 

As órteses são utilizadas para estabilidade do Punho, reduzindo o estresse sofrido pela articulação e aliviando a dor. Normalmente, a imobilização temporária é recomendada durante os períodos de exacerbação dos sintomas, ajudando o paciente juntamente com os medicamentos e outras abordagens.

 

Terapias alternativas também podem ser bastante benéficas no alívio de sintomas, como é o caso da acupuntura, massagem e técnicas de relaxamento. Embora não possam ser implementadas como tratamento, essas abordagens podem funcionar de maneira complementar ao tratamento convencional.

 

Cirurgia para artrose do Punho

 

A cirurgia para artrose do Punho é indicada nos casos onde o tratamento conservador não consegue proporcionar alívio adequada, podendo ser indicado:

 

  • Artroscopia: essa técnica minimamente invasiva permite que o cirurgião visualize e trate lesões articulares. Essa técnica é utilizada para remover fragmentos soltos de cartilagem e realizar a lavagem da articulação;

 

  • Osteotomia: dependendo do caso, pode ser necessário realizar o realinhamento ósseo do Punho para reduzir o estresse e aliviar os sintomas

 

  • Artroplastia: artroplastia é a substituição total ou parcial de uma articulação através de uma prótese artificial. Essa abordagem costuma ser indicada em casos mais avançados de artrose, proporcionando alívio significativo dos sintomas e melhoria da funcionalidade da articulação.

 

  • Artrodese: a artrodese consiste na fusão das articulações afetadas, sendo realizada para eliminar a dor causada pelo movimento. Embora seja um procedimento que resulte na perda de mobilidade, ela proporciona estabilidade e alívio da dor em casos mais graves.

 

Leia Também:Fratura do punho: diagnóstico, sintomas e opções de tratamento.

Para obter uma avaliação precisa iniciar o tratamento adequado para artrose do Punho, é necessário contar com a ajuda de um profissional especialista e de sua confiança. Agende a sua consulta e inicia o seu tratamento o quanto antes, recuperando a sua mobilidade e também a sua qualidade de vida.

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!