Logo Instituto Reaction

Artigos

Dor no punho a usar o celular, o que pode ser? 

dor no punho

 

Pessoas que trabalham ou utilizam o celular com muita frequência podem apresentar algum desconforto após um período prolongado. A dor no punho ao usar o celular vem se tornando cada vez mais comum entre as pessoas, sendo uma consequência do avanço tecnológico, assim como a dor no pescoço.

Por muitos anos, esse tipo de sintoma foi relatado pelos usuários frequentes de computador como resultado do uso frequente do mouse e teclado. Com o avanço na utilização de dispositivos móveis, essa dor passou a ser sentida também pelos usuários de smartphones. 

O uso prolongado do celular pode causar dor intensa no punho e atrapalhar muito a rotina de um indivíduo, impactando a realização de tarefas simples do dia-a-dia. Isso porque ele causa um estresse mecânico nos músculos, tendões e tecidos da região, resultando em dor intensa no punho.

Causas da dor no punho

Excetuando os episódios sazonais de dor, esse sintoma pode ser causado por um quadro de tendinite. A tendinite no pulso é caracterizada por um processo inflamatório que atinge os tendões desta região. Na maior parte dos casos, ela é causada pelo esforço repetitivo realizado pelo pulso.

 

Dependendo do quadro, a tendinite no pulso pode afetar um ou mais tendões da região, e costuma atingir os pontos onde os tendões costumam se cruzar. O atrito sofrido entre essas estruturas desencadeia um processo inflamatório e irritação, resultando em dor e desconforto.

Para evitar esse problema não existe segredo: inicialmente, é necessário reduzir o tempo de uso desses dispositivos para evitar a sobrecarga sofrida pelos membros. Também é importante realizar pausas e exercícios de alongamento ao longo do dia para manter a musculatura flexível e condicionada.

A prática de atividades físicas também é uma valiosa aliada de quem sofre com esse tipo de problema, uma vez que os músculos estarão mais alongados, aquecidos e fortalecidos. 

Para combater a sobrecarga, é muito importante que seja feito um acompanhamento com ortopedista para avaliar o quadro e estabelecer qual a melhor abordagem para evitar esse tipo de sintoma. Pacientes que desenvolvem tendinite podem ter a sua rotina muito impactada, atrapalhando atividades do dia a dia como segurar um lápis, digitar ou dirigir. Por essa razão, essa é uma condição que deve ser tratada o quanto antes a fim de garantir uma maior qualidade de vida e mobilidade.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!