Com o passar dos anos, os problemas posturais se tornaram um problema cada vez mais preocupante na nossa sociedade. Isso porque, atualmente, nós passamos muito tempo sentados em frente aos computadores, olhando para os celulares ou até mesmo dirigindo, prejudicando a nossa postura e causando grande impacto na nossa rotina. Por esse motivo, é fundamental iniciar um tratamento de problemas posturais sempre que esse problema for diagnosticado.
Desvios como a lordose, cifose e escoliose se tornaram cada vez mais comuns, podendo prejudicar consideravelmente o nosso dia a dia. Por essa razão, é fundamental buscar ajuda especializada para tratar essas condições e garantir a melhoria da sua mobilidade e qualidade de vida.
Além disso, o tratamento desses problemas posturais ajuda a evitar complicações futuras e também combate o agravamento da condição.
Leia Também: Avaliação postural e testes funcionais para identificação de desequilíbrios musculares
Quais os melhores tratamentos para problemas posturais?
A principal abordagem para conseguir tratar problemas posturais com segurança e eficácia é a fisioterapia. Essa abordagem terapêutica tem como foco o fortalecimento da musculatura que se encontra enfraquecida, alongamento de músculos encurtados e correção de padrões de movimento. Determinados padrões podem prejudicar a sua estrutura corporal e contribuir para uma má postura.
Fisioterapia Para Problemas Posturais
A fisioterapia postural é uma opção de tratamento muito recomendada para problemas posturais. Essa abordagem busca corrigir desalinhamentos musculoesqueléticos, contribuir para o fortalecimento dos músculos fracos e alongamento dos músculos encurtados, tendo como principal objetivo melhorar a postura e aliviar a dor. As principais técnicas utilizadas pelos fisioterapeutas incluem:
- Exercícios de Fortalecimento para fortalecer os músculos fracos da coluna vertebral e também as articulações, contribuindo para a melhoria do suporte e da estabilidade.
- Exercícios de alongamento voltados para o alongamento dos músculos encurtados e tensos, ajudando o paciente a recuperar a flexibilidade e reduzindo a rigidez.
- Técnicas de Mobilização e Manipulação desenvolvida para aliviar a dor, melhorar a mobilidade articular e corrigir desalinhamentos na coluna e articulações.
- Educação Postural implementada para ensinar ao paciente a estabelecer uma postura correta durante a realização das suas atividades diárias.
Leia Também: Como a fisioterapia ajuda com problemas posturais?
Todo esse processo acontece com a ajuda de técnicas específicas de alongamento, exercícios, massagens e mobilização articular, ajudando a aliviar a dor e corrigir a postura do paciente. Nesse sentido, fisioterapia vem sendo a principal aliada na correção de problemas posturais e da melhoria da qualidade de vida dos pacientes que sofrem com esses problemas.
Terapia Postural Global
A Terapia Postural Global (TPG) é uma abordagem terapêutica que visa corrigir problemas posturais através da análise e tratamento de todo o corpo. Os terapeutas de TPG avaliam a postura global do paciente e identificam possíveis desalinhamentos ou compensações que possam favorecer o desenvolvimento de problemas posturais. Com base nisso, esse profissional consegue desenvolver um plano de tratamento individualizado.
A TPG é uma abordagem integrativa que leva em consideração as interações complexas entre os diferentes sistemas do corpo e como eles se comportam durante as atividades cotidianas e esportivas. Ao corrigir desalinhamentos musculoesqueléticos e ajudar na melhora da postura, a TPG pode ajudar no alívio da dor e na melhora da função articular.
Outras abordagens valiosas
A quiropraxia também é uma alternativa muito eficiente para contribuir ao tratamento de problemas posturais. Esses profissionais conseguem realizar manipulações controladas nas articulações e na coluna para corrigir possíveis desalinhamentos.
O pilates também é uma abordagem que pode ajudar no fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade e melhoria da consciência corporal, entregando excelentes resultados na melhora da postura.
Independentemente do caso, antes de mais nada é necessário buscar ajuda de um médico especialista para conseguir avaliar o seu quadro e determinar qual a melhor abordagem para melhorar a sua postura. Somente o profissional ortopedista vai conseguir entender a origem dos problemas posturais e recomendar o melhor tratamento para correção dos desalinhamentos.
Dependendo da gravidade da condição, pode ser necessário realizar uma intervenção cirúrgica para a correção do problema, principalmente nos casos onde o tratamento conservador não consegue ajudar o paciente.
Contar com a ajuda de um profissional especialista vai fazer toda a diferença no seu tratamento de problemas posturais, te ajudando a recuperar a qualidade de vida e a autoestima.