Logo Instituto Reaction

Artigos

Tratamento conservador da artrose de joelho, quais estratégias usar?

Tratamento conservador da artrose de joelho, quais estratégias usar

A osteoartrose, ou artrose de joelho, é uma doença desencadeada pelo desgaste cartilaginoso do joelho, sendo uma condição bastante dolorosa e que pode afetar a qualidade de vida do paciente. O tratamento conservador da artrose de joelho é uma abordagem que pode ser implementada para tratar essa doença sem intervenção cirúrgica, podendo garantir bons resultados para o paciente.

 

Primeiramente, precisamos entender o que é artrose de joelho. A artrose de joelho, como dissemos, é uma doença cartilaginosa que pode se apresentar de forma primária ou secundária.

 

No caso da artrose primária, o desgaste cartilaginoso geralmente está relacionado ao envelhecimento, embora tenha causas desconhecidas. Já o caso da artrose secundária, a doença pode estar relacionada a outros fatores, como é o caso:

 

  • Histórico familiar;
  • Fraturas ou traumatismo prévios na articulação;
  • Problemas de alinhamento dos membros inferiores;
  • Lesões articulares, como é o caso de lesão de cartilagem, de menisco ou de ligamento;
  • Sobrepeso;
  • Doenças reumatológicas, como lúpus e Artrite reumatoide;
  • Prática de atividades físicas de alto impacto sem O condicionamento muscular e o preparo necessário;
  • Entre outros.

Leia também: O Ciclismo ajuda na prevenção de artrose no joelho?

Os pacientes com artrose de joelho costumam relatar dor, crepitação no joelho, inchaço, derrame articular, alterações na marcha, problemas para realizar os movimentos entre outros sintomas. Por esse motivo, a avaliação de um profissional especialista é fundamental para iniciar o tratamento conservador da artrose do joelho o quanto antes.

 

Como é feito o tratamento conservador de artrose do joelho?

 

Realizado o diagnóstico pelo médico ortopedista responsável, pode ser iniciado o tratamento conservador de artrose de joelho. Essa abordagem terapêutica costuma incluir algumas medidas, como por exemplo:

 

  • Uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para combater a dor e inflamação;
  • Medidas para perda de peso nos casos onde o paciente apresenta sobrepeso que pode aumentar o impacto sofrido pela articulação
  • Fisioterapia para o melhor fortalecimento e alongamento muscular;
  • Infiltração ou viscossuplementação nas articulações afetadas para controle da dor e da inflamação;
  • Acompanhamento especializado na prática esportiva;
  • Entre outras medidas.

Leia também: Artrose tricompartimental no joelho, sintomas e como ela acontece

Além dessas medidas, o médico também pode recomendar algumas terapias complementares, como a fisioterapia, a hidroterapia e o fortalecimento muscular. Por essa razão, é necessário buscar ajuda de um profissional especializado que irá avaliar o seu quadro e determinar quais as melhores medidas para te ajudar a combater essa doença.

 

Nos casos onde o tratamento conservador da artrose do joelho não consegue entregar os resultados esperados ou paciente apresenta um grau de degradação muito elevado, pode ser necessário realizar uma cirurgia para artrose artroplastia realiza a substituição da articulação desgastada para que o paciente consiga restabelecer a sua mobilidade se livrar dos sintomas.

 

A estratégia a ser implementada vai depender das necessidades do paciente e dos resultados esperados, sendo fundamental contar com profissional qualificado nesse processo. Entre em contato conosco e agende a sua consulta com nossos especialistas!

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!