Logo Instituto Reaction

Artigos

Teste FMS para corredores

Teste FMS

 

Os esportes e atividades físicas são essenciais para quem busca melhorar a saúde mental e física, além de contribuir para a sua qualidade de vida e a longevidade. Porém, antes de iniciar qualquer tipo de atividade que esteja fora da sua rotina, é necessário contar um acompanhamento para obter uma orientação quanto à segurança dessa atividade e a sua saúde. Esse acompanhamento permite que o médico verifique como anda sua saúde através de avaliações e testes de desempenho para a corrida, como o teste FMS para corredores.

O teste FMS para corredores (Functional Movement Screen) é realizado para identificar alguns aspectos da sua saúde antes de iniciar a prática esportiva. Durante essa avaliação, o profissional consegue estabelecer um panorama completo de como funcionam os movimentos do corpo do atleta, desde as suas funções musculares, até possíveis problemas posturais. O objetivo desta avaliação é prevenir lesões futuras durante a prática de esporte.

Alguns desvios posturais e problemas de movimentação podem trazer um impacto negativo durante a realização de determinados movimentos e também atrapalhar a prática de esportes. Ao corrigir essas alterações, o atleta consegue entregar mais desempenho, evitar lesões e problemas de saúde.

Os criadores do teste FMS entendiam que, para que o corpo conseguisse alcançar todo o seu potencial e desempenho, ele precisa ter um funcionamento correto em todas as suas funções. Dessa forma, foi criado um método que analisa todos os fatores dos movimentos em detalhes para que, de forma individual, cada possível erro de execução seja corrigido e não prejudique o movimento como um todo.

Através do teste FMS para corredores é possível saber quais são as principais demandas e necessidades do atleta e corrigi-las, a fim de alcançar uma performance superior. Esse teste é muito indicado em atletas de alto desempenho que buscam melhorar os seus resultados e entregar uma performance diferenciada.

Como é feito o teste FMS para corredores?

Antes de mais nada, o médico irá realizar uma avaliação completa da saúde do atleta para conseguir identificar possíveis problemas de saúde e condições físicas que possam impactar na prática de exercícios. Feito isso, o responsável pelo teste irá realizar uma avaliação da postura, estabilidade, qualidade de movimentos e mobilidade do paciente.

Com a ajuda desse teste, é possível identificar possíveis falhas, implementar melhorias e melhorar os seus resultados durante a prática de atividades físicas. Para isso, são feitos alguns exercícios e movimentos, como:

Agachamento profundo;
Avanço em linha ou afundo;
Passo sobre a barreira;
Mobilidade dos ombros;
Elevação da perna estendida;
Estabilidade rotacional;
Flexão dos braços com estabilidade de tronco;
Entre outros.

Através desses movimentos, o avaliador consegue identificar alguns fatores, como:

Ativação muscular;
Estabilidade da Lombar, de joelhos, quadril e arco plantar;
Flexibilidade muscular;
Postura,
Amplitude de movimentos;
E muitos outros fatores.

Esses aspectos recebem uma nota que vai de 0 a 3 pontos, de acordo com facilidade e execução e a qualidade do movimento. Com essas informações em mãos, é possível estabelecer um plano de treinamento voltado para atender as necessidades do corpo e entregar um melhor resultado.

Diferentemente do que muitos pensam, um teste de FMS não é uma avaliação física. Enquanto de um lado a avaliação física realiza medições antropométricas, análises a postura, problemas de pisada, entre outros aspectos, o teste FMS é mais específico quanto a realização dos movimentos e qualidade.

Esse teste é realizado para identificar riscos de lesões e problemas que podem surgir em decorrência de movimentos realizados incorretamente. Ele também analisa as ações do corpo, estabelece uma base de movimento de qualidade e entrega estratégias voltadas para melhoria desses movimentos, e consequentemente, do desempenho.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!