O CrossFit é uma atividade que vem ganhando cada vez mais popularidade entre as pessoas. Contudo, ainda existe muita dúvida quanto à possibilidade de praticar esse tipo de atividade quando existe alguma condição médica, como a hérnia de disco.
A hérnia é uma lesão que atinge mais frequentemente a região lombar e como resultado, ela acaba causando dor nas dores nas costas e problemas de sensibilidade nos membros inferiores.
De forma simplificada, essa doença é caracterizada por um processo de abaulamento do disco vertebral, causando dormência, queimação e dor na região das costas, podendo atingir a coluna lombar e coluna cervical com mais frequência.
O tratamento dessa condição médica costuma envolver o uso de medicamentos, fisioterapia, e em alguns casos, cirurgia, podendo ser curada e devolver a qualidade de vida do paciente. De acordo com a região onde a hérnia de disco está localizada, ela pode ser classificada de diferentes maneiras:
Hérnia de disco lombar, localizada na região mais inferior das costas;
Hérnia de disco torácica, que atinge o meio das costas;
Hérnia de disco cervical, que afeta a região do pescoço.
O principal objetivo do disco vertebral é reduzir o atrito entre vértebras durante a movimentação do corpo. Quando ele sofre abaulamento, ele acaba perdendo sua função de proteção, dessa forma ele não consegue absorver o impacto causado por alguns movimentos, como salto ou corridas.
Existem três formas diferentes:
Hérnia protusa: o disco vertebral sofre um processo de alargamento, mas sem dano ao seu núcleo gelatinoso.
Hérnia extrusa: se refere à compressão do anel fibroso e o vazamento do conteúdo.
Hérnia sequestrada: há o rompimento do anel e vazamento do seu núcleo. Esse líquido pode atravessar a medula para cima ou para baixo.
A maior parte dos tratamentos da hérnia de disco parte do uso de analgésicos e anti-inflamatórios para a redução da inflamação e da dor, fisioterapia, quiropraxia, exercícios orientados por um fisioterapeuta, entre outros. No caso do CrossFit, é importante lembrar que nem todos os movimentos são intensos. Esse tipo de atividade pode incluir movimentos funcionais, exercícios de alta intensidade e práticas pouco benéficas para a hérnia de disco.
Nesse sentido, é muito importante que o paciente com essa condição saiba que tudo vai depender da avaliação do médico e do profissional responsável pela prescrição dos exercícios. É necessário avaliar o quadro do paciente e determinar quais os níveis de segurança para prática de atividades físicas. Por essa razão, procure ajuda de um médico especialista para realizar o acompanhamento e a prescrição correta de atividades físicas para que a sua hérnia de disco não sofra uma piora.