Logo Instituto Reaction

Artigos

Existe uma frequência cardíaca ideal para corrida?

frequência cardíaca ideal

Durante a prática de esportes, a quantidade de vezes que o coração bate por minuto pode fazer muita diferença no desempenho. Quando tratamos de corrida, o batimento cardíaco ideal pode te ajudar a estabelecer a quantidade de energia necessária para exercer uma determinada atividade com qualidade. Para que você consiga saber qual é a frequência cardíaca ideal para prática de corrida, é necessário que se tenha atenção a alguns detalhes, como:

 

Qual a meta que deseja ser atingida;

O condicionamento físico;

O estado de saúde do atleta.

 

Isso porque a intensidade do exercício está diretamente relacionada com sua frequência cardíaca, de forma que, quanto mais intenso for seu treinamento, maior será a sua frequência cardíaca. Ou seja: se você está realizando treinamento ou prática de atividade física com a maior intensidade que você consegue, quer dizer que seu coração também vai alcançar a sua frequência máxima. 

 

Mas como funciona na prática? Durante a prática de corrida, as pessoas apresentam desempenhos diferentes, assim como as estruturas do seu corpo. Isso quer dizer que não é possível estabelecer um nível de esforço ideal e padronizado que funcione para todas as pessoas, e o mesmo vale para frequência cardíaca.

 

A variação da frequência cardíaca durante a corrida é normal e é esperada. Por esse motivo, cada indivíduo deve realizar o cálculo da sua frequência cardíaca ideal de forma a estabelecer um treinamento mais completo e eficiente.

 

Como saber o batimento cardíaco ideal?

 

Agora que entendemos que o batimento cardíaco ideal pode variar de pessoa para pessoa, principalmente quanto ao seu condicionamento físico e idade, podemos determinar como estabelecer a frequência cardíaca ideal para corrida. 

 

É possível estimar essa frequência a partir de algumas fórmulas que ajudam a estabelecer esse valor com base na idade do atleta. Contudo, a melhor forma de determinar qual é a sua frequência cardíaca ideal é através de um Teste de Esforço Máximo. Para isso, é importante buscar ajuda de um médico do esporte que pode auxiliar nesse processo e estabelecer os padrões seguros para prática de esportes e atividades físicas. 

 

Durante o treino de corrida o ideal é que você atinja de 55 até 70% da sua frequência cardíaca máxima. Para que esse valor seja alcançado, além dos testes cardíacos específicos, é importante que o treino seja construído com base nas suas necessidades e na capacidade do seu corpo.

 

Idependentemente do caso, é muito importante contar com a ajuda de um cardiologista do esporte para garantir o melhor acompanhamento e realizar os testes voltados para atletas.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!