Logo Instituto Reaction

Artigos

Fisioterapia Para Hérnia de Disco, Quais Cuidados Tomar?

FISIOTERAPIA PARA HÉRNIA DE DISCO, QUAIS OS CUIDADOS TOMAR

A hérnia de disco ocorre quando a parte interna do disco espinhal se projeta para fora da camada externa, chamada anel fibroso, podendo causar dor e até mesmo incapacidade de movimento. A fisioterapia para hérnia de disco tem um papel fundamental no tratamento desta condição, aliviando os sintomas e melhorando a capacidade física do paciente.

 

 

Uma hernia de disco pode localizar-se em qualquer uma das três porções da coluna sendo cervical, torácica ou lombar. Pode causar dor, formigamento, dores irradiadas, fraqueza e dormência. Isso geralmente ocorre devido a compressão de nervos espinhais.

Fisioterapia Para Hérnia de Disco: O Papel do Fisioterapeuta

A fisioterapia pode ajudar a melhorar a condição que a hernia se encontra, reduzindo a pressão sobre os nervos espinhais. Ela ajuda no processo de redução álgica através de técnicas como terapias manuais e exercícios específicos, melhora a mobilidade reduzindo a rigidez e aumentando a flexibilidade, fortalece a musculatura proporcionando maior estabilidade e suporte.

É importante ressaltar a importância do trabalho individualizado, levando em consideração as necessidades e características de cada indivíduo

Leia também: Tratamento de hérnia de disco sem cirurgia

Cuidados a se Tomar

  • Evite atividades que pioram a dor: identifique as atividades que te fazem sentir determinada dor e evite-as no momento agudo da lesão. Isso inclui atividades de alto impacto, peso excessivo ou movimentos repetitivos.

 

  • Pratique exercícios adequados: utilize o programa de exercícios passado pelo seu fisioterapeuta para fortalecer os músculos da região e evite os exercícios que causam dor.

 

  • Mantenha um peso saudável: o peso em excesso pode colocar pressão adicional na coluna vertebral, causando ainda mais compressão do disco, resultando em mais dor.

 

  • Evite o sedentarismo: ficar muito tempo em uma mesma posição pode causar rigidez muscular e aumentar ainda mais a pressão e a instabilidade na coluna, evite atividades que necessitam ficar muito tempo sentado, um ótimo ponto a se ressaltar é a importância dos exercícios controlados e aeróbicos.

 

  • Use técnicas de levantamento adequadas: ao levantar objetos pesados, dobre os joelhos e use os músculos das pernas ao invés da coluna e evite levantar objetos pesados acima da linha da cintura.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!