A corrida de rua é um esporte muito democrático, permitindo que pessoas de diversas condições financeiras consigam ter acesso a uma atividade física de qualidade e acessível. Entretanto, é muito importante preparar o seu corpo para lidar com o impacto que esse esporte pode causar, e é aí que entra o papel da fisioterapia esportiva. A fisioterapia esportiva é fundamental na prevenção de lesões na corrida, ajudando o atleta a se manter fortalecido e preparado para o esporte.
Leia também: Avaliação biomecânica para corrida, o que não pode faltar?
Com o crescimento da busca pela saúde e bem-estar, a corrida de rua ganhou ainda mais popularidade. O que muitas pessoas não consideram antes de iniciar nessa prática esportiva é a prevenção de lesões, de forma que cada vez mais pacientes vem buscando ajuda dos ortopedistas para lidar com o impacto que a corrida de rua vem causando.
Para conseguir alcançar uma boa performance e desfrutar de todos os benefícios que essa prática esportiva pode garantir, é fundamental contar com a ajuda da fisioterapia esportiva. A vida teria a fisioterapia esportiva é uma especialidade essencial para os atletas que desejam se manter no esporte, garantir uma melhor performance e evitar as lesões que podem impactar a sua rotina e prática de atividades.
Como a fisioterapia esportiva pode ajudar o corredor?
O fisioterapeuta esportivo pode ajudar a estabelecer um treinamento efetivo e garantir que o atleta tenha o preparo necessário para se manter ativo por mais tempo dentro do Esporte. Com a ajuda dessa especialidade, é possível evitar as principais condições que afetam os corredores, como:
- Síndrome da banda iliotibial: essa lesão é bastante comum em corredores, e se apresenta como dor na parte externa do joelho. Ela é o resultado do atrito sofrido na Banda iliotibial contra o osso do fêmur, prejudicando a mobilidade e causando um grande impacto na rotina.
- Fascite plantar: a fascite plantar é uma inflamação que afeta a sola do pé, desencadeada pela falta de alongamento, sobrecarga e utilização de calçados inadequados para corrida.
- Fratura por estresse: por conta do impacto que ocorre durante a corrida, é muito comum que os corredores sofram com fraturas por estresse. Esse tipo de lesão é desencadeado pelo aumento repentino na carga de treinamento e pelo impacto contínuo sofrido por uma determinada estrutura óssea.
- Tendinite patelar: também conhecida como joelho de saltador, a tendinite patelar afeta o tendão responsável por conectar a rótula ao osso da perna. Ela pode ser causada pela falta de fortalecimento de quadríceps, excesso de Treinamento ou problemas de biomecânica no joelho.
Leia também:Fisioterapia esportiva em São Paulo, como o Instituto Reaction pode te ajudar
Por que contar com a fisioterapia esportiva
Sabemos que a corrida de rua é um esporte que causa grande impacto nos membros inferiores e do core. Por esse motivo, a fisioterapia esportiva ajuda a prevenir e identificar lesões antes que elas causem grandes problemas para o paciente. O fisioterapeuta também pode identificar desequilíbrios musculares, problemas biomecânicos ou movimentos inadequados que possam futuramente causar impactos negativos ou lesões para o atleta.
Desta forma, a fisioterapia esportiva entra como uma forma de identificar os problemas de forma precoce, estabelecer um tratamento personalizado para cada atleta e otimizar a performance de maneira planejada e inteligente. Através de um acompanhamento contínuo, o atleta poderá estabelecer resultados ainda melhores e evitar as principais lesões que podem tirá-lo do esporte e prejudicar a sua qualidade de vida.