Como funciona o tratamento por ondas de choque?

Como funciona o tratamento por ondas de choque?

O tratamento por ondas de choque é uma técnica ortopédica e fisioterapêutica utilizada para tratamento de dores crônicas e outras lesões que acometem o sistema musculoesquelético.

como funciona o tratamento por ondas de choqueDesenvolvido originalmente para o tratamento de cálculos renais, as ondas de choque emitem impulsos acústicos de alta energia que são direcionadas à área acometida, favorecendo a cicatrização do tecido, estimulando a vascularização e reabsorvendo calcificações.

Para a aplicação desta técnica, o aparelho é posicionado no local afetado e o paciente permanece consciente, não sendo necessária a aplicação de uma anestesia, sendo um método eficaz, rápido e não invasivo.

Todavia, vale sempre a avaliação prévia do médico ou fisioterapeuta para prescrever a terapia por ondas de choque como tratamento, visto que existem casos onde é necessária uma abordagem diferente.

O que pode ser tratado com ondas de choque?

Existem diversos problemas que podem ser tratados com o uso da terapia por ondas de choque como:

  • Dores na coluna;
  • Dores no joelho;
  • Epicondilites;
  • Fascite plantar;
  • Lesões esportivas;
  • Tendinites.

Quais as vantagens do tratamento por ondas de choque?

Além de ser um método seguro e não invasivo, as ondas de choque permitem uma recuperação mais rápida do paciente, entre 4 a 6 sessões, sem que seja necessária a imobilização da articulação.

como funciona o tratamento por ondas de choqueOutro ponto sobre a técnica está na diminuição do uso de medicamentos para dores crônicas, gerando menos gastos e efeitos colaterais ao paciente, que não necessita de afastamento profissional durante sua recuperação.

Há contraindicações para o tratamento por ondas de choque?

As ondas de choque não são indicadas para pacientes que sofrem com outros problemas na região onde o tratamento se faz necessário como infecções. Além disso, gestantes e crianças não podem ser submetidas a este tipo de terapia, uma vez que pode haver danos ao desenvolvimento do bebê e à placa de crescimento da criança.

Para os pacientes que sofrem com patologias coagulantes ou tomam remédios contra este problema também não devem adotar a este procedimento.

Somos uma clínica de Ortopedia completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2507-9024, (11) 2507-9021 e (11) 94006-5262 .

Leia Mais

  •   Masculino, 50 anos, Dor no Tornozelo A definição do Colégio Americano de Reumatologia (ACR), ...

  • A luxação do cotovelo pode ocorrer em vários movimentos dentro das lutas de contato. Os mais comuns ...

  • Muito se avançou nestes últimos anos não só no diagnóstico, mas também no tratamento deste tipo de l...