Logo Instituto Reaction

Artigos

Cardiologia esportiva em São Paulo, conheça o Instituto Reaction

cardiologia esportiva em São Paulo

 

A prática esportiva vem ganhando cada vez mais popularidade por conta da crescente busca por qualidade de vida e melhoria da saúde, tanto física quanto mental. Essa mudança de hábitos nos mostrou que sem um preparo adequado o atleta (tanto amador quanto profissional) pode apresentar algumas condições médicas graves, fazendo-se necessário buscar ajuda de um médico especialista. Nesse sentido, a cardiologia esportiva em São Paulo pode contar com um espaço completo: o Instituto Reaction.

A importância da Cardiologia Esportiva

Essa especialidade é uma ramificação da cardiologia, sendo responsável pela avaliação de pessoas que iniciaram ou desejam iniciar na prática de atividade física, melhorar a sua performance ou verificar possíveis sintomas ou queixas decorrentes da prática de esportes.

É importante lembrar que uma condição cardiológica não necessariamente impede o paciente de praticar esportes. Por esse motivo, é importante buscar a orientação e avaliação de um médico de confiança a fim de avaliar o quadro e determinar o nível seguro de atividades físicas.

Durante a prática de atividades físicas e esportes, o coração precisa se adaptar para conseguir manter o bom funcionamento do corpo. Algumas dessas adaptações podem ser facilmente confundidas com doenças do coração, como é o caso de palpitações, arritmias, menor frequência cardíaca, entre outras. Para saber se os sintomas sentidos correspondem a alguma doença cardíaca ou se ocorrem devido às adaptação sofridas pelo corpo.

A prática de exercícios físicos agrega muitos benefícios para as pessoas:

Melhora a qualidade de vida;
Melhora a saúde física e mental;
Ajuda aliviar quadros depressivos;
Evita a morte por doenças pré-existentes;
E muito mais.

Como já vimos em alguns casos na mídia, algumas pessoas podem sofrer mal súbito durante a prática de esportes, o que causa uma grande preocupação entre os praticantes. Mas é preciso lembrar que, na maioria dos casos, essas situações são decorrentes de doenças pré-existentes.

Um cardiologista do Esporte vai verificar como o seu coração reage durante a prática de atividades físicas, avaliando possíveis alterações de condições médicas. Esse profissional também é capaz de determinar qual é a melhor frequência cardíaca para o seu treinamento, tanto para proteção da saúde do seu coração, quanto para melhorar o seu desempenho.

O cardiologista do Esporte vai:

Avaliar o comportamento do seu coração durante o exercício físico;
Atestar a capacidade ou não de realizar determinado esporte e suas possíveis limitações;
Avaliar e tratar sintomas que aparecem durante os exercícios;
Orientar o atleta para obter uma melhor performance;
Prescrever tratamento para controle de fatores de risco, como o colesterol alto, diabetes, pressão alta, entre outros;
Realizar o checkup cardiológico.

Em todo caso, é essencial encontrar um profissional qualificado e de confiança que realize uma avaliação completa e te ajude a permanecer saudável e a alcançar os seus objetivos. O Instituto Reaction conta com os melhores profissionais do mercado, pronto para te atender e realizar o melhor acompanhamento possível.

Nós contamos com a melhor cardiologia esportiva em São Paulo, agende a sua consulta em cardiologia esportiva em São Paulo!

Está gostando do contéudo? Compartilhe!