Cirurgião Vascular

Cirurgião Vascular

O cirurgião vascular é um médico especialista em doenças dos vasos sanguíneos e, por consequência, nos comprometimentos à circulação que podem surgir. Tais doenças podem ser assintomáticas ou até mesmo se apresentarem com dores, inchaço, coceira, cansaço e comprometimento estético.

 

Cirurgião VascularAs principais doenças vasculares são varizes, trombose venosa profunda, linfedema, aneurisma e trombose arterial.  Os fatores de risco para desenvolvimento dessas doenças são herança familiar, uso do cigarro, idade avançada, obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado. Os pacientes com esses fatores devem ser submetidos à consulta de triagem com cirurgião vascular para verificar possíveis doenças silenciosas.

 

Os tratamentos possíveis consistem em hábito de vida saudável (alimentação balanceada, atividade física regular e cessar vícios), fisioterapia, medicamentos e procedimentos cirúrgicos ambulatoriais ou sob internação hospitalar.

 

É possível realizar no Instituto Reaction toda avaliação clínica necessária e parte dos tratamentos como fisioterapia e pequenos procedimentos como a escleroterapia (secar vasinhos) convencional ou com laser, tudo em prol do bem-estar do paciente para sanar ou prevenir possíveis problemas causados nos vasos sanguíneos.

Tem problemas de varizes? Entre em contato conosco!

Problemas Vasculares Mais Recorrentes

Dentre os problemas vasculares mais recorrentes que são de especialidade do cirurgião vascular estão:

 

Varizes

Cirurgião VascularAs varizes são veias que se dilatam e surgem predominantemente nas pernas, causado dor ao paciente e inchaço na região afetada. Tal problema ocorre por conta de um acúmulo sanguíneo nas veias das pernas, que são bombeadas pelo coração para permitir a funcionalidade do indivíduo. Com o acúmulo de sangue, as veias acabam uma deformidade, se caracterizando as varizes.

 

Pessoas que estão mais predispostas a desenvolverem varizes são aquelas que ficam por horas de pé, além de ser também mais reincidente em mulheres durante o período gestacional ou até mesmo no menstrual.

 

O tratamento com um cirurgião vascular se dá pela retirada das varizes quando mais complexas. A intervenção cirúrgica se faz necessária, no entanto, o procedimento é de baixa complexidade e consiste na remoção das veias dilatadas. Por outro lado, quando as varizes não são tão evidentes, a injeção de medicamentos para causar a necrose das veias afetadas também se torna uma saída, no entanto, somente em casos onde as veias são menores.

 

Linfedema

Caracterizado pela retenção de líquidos, chamado de linfa que tem sua origem das células e é composto por água, gorduras e outros dejetos que são gerados pelas células que circulam nos vasos linfáticos. Com esse líquido eliminado pelas células, ocorre um acúmulo nas veias e nas regiões moles do corpo. O linfedema pode se desenvolver principalmente nos braços e pernas, ocorrendo o acúmulo de líquido linfático pela obstrução dos gânglios.

 

O linfedema é uma doença silenciosa, e pode estar classificado como primário e secundário. O paciente já desenvolve o problema desde o seu nascimento, nascendo com poucos gânglios linfáticos, no entanto, o surgimento da patologia ocorre durante a meia idade, sem qualquer motivo aparente. No linfedema secundário, sua causa se dá por conta de infecções, principalmente daquelas que afetam o sistema linfático do paciente.

 

Como já citado, por ser uma doença silenciosa, o linfedema se caracteriza principalmente pelo inchaço nos membros afetados e não causam dor. O tratamento se baseia na mudança de hábitos por parte do indivíduo, praticando esportes e diminuindo o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, por exemplo, visto que a doença não tem cura e somente o tratamento paliativo pode ser adotado com o acompanhamento de um médico vascular.

 

Trombose Venosa Profunda

Cirurgião VascularA trombose venosa profunda é caracterizada pelo coágulo de sangue nas veias, se não tratado pode se espalhar para os órgãos e bloquear a artéria pulmonar, acarretando em uma embolia. No entanto, a trombose é mais comum em acontecer na região da panturrilha e coxas, causando dores, febre e vermelhidão nas regiões afetadas.

 

As principais causas estão relacionadas com longos períodos onde o paciente permanece inerte e sentado, como em viagens de longa duração ou em um leito hospitalar. No entanto, existem outras doenças que podem desencadear tal problema, como a diabetes, obesidade, gravidez e tabagismo. O tratamento se baseia em medicamentos que evitam a coagulação sanguínea entre as veias que permitem a absorção do organismo para com tais coágulos.

 

Pé Diabético

Pessoas que possuem diabetes, ou não, muitas vezes podem sofrer simples lesões diárias, como um corte ou um trauma no pé. No entanto, em especial em portadores de diabetes, os pacientes possuem uma dificuldade na cicatrização de feridas, originada pela falta de controle da doença e níveis elevados de gordura contidos na circulação sanguínea. Se não detectada tal lesão nos pés de forma prematura, existe a real possibilidade de uma amputação do membro por estar comprometido e infectado por bactérias que invadem o organismo por conta da ferida aberta.

 

Como tratamento quando as feridas já estão instauradas, o uso de antibióticos e a oxigeno terapia, que visa acelerar o processo de cicatrização em ferimentos mais complexos são os tratamentos que podem ser adotados. Em contrapartida, nos pacientes que são portadores da diabetes, mas ainda não sofreram lesões nos pés, são indicados cuidados como não andar sem um calçado adequado e o controle da taxa de glicose são cuidados essenciais para a prevenção das feridas.

Conheça Nosso Cirurgião Vascular.

Profissionais do Instituto Reaction

Conheça um pouco mais sobre os profissionais do Instituto Reaction que atuam nessa especialidade.

Dr. Rafael Catto

Dr. Rafael Catto
Cirurgião Vascular (CRM 144426)
  • Cirurgião vascular e endovascular desde 2016 pela FMRP – USP;
  • Atua na cidade de São Paulo no diagnóstico (ultrassom doppler, angiografias) e tratamento de doenças venosas (varizes, trombose, estética), doenças arteriais (obstruções, aneurismas), entre outras (acessos para quimioterapia e hemodiálise, pé diabético, avaliação pré-operatória vascular, check-up vascular).

Mais Especialidades

Confira mais especialidades tratadas aqui no Instituto Reaction.

Fisiologia do Esporte

Fisiologia do exercício, ou do fisiologia do esporte, é o estudo da adaptação aguda e crônica das condições aperfeiçoadas pelo exercício físico.

Fisioterapia

O centro de fisioterapia do Instituto Reaction está localizado em São Paulo, SP e possui uma estrutura completa e profissionais capacitados para te atender.

Medicina Esportiva

A Medicina Esportiva é muito importante para os atletas pois ela estuda os efeitos dos exercícios físicos em nossa saúde e acompanha o atleta.

Especialidades Nutrição Esportiva

Nutrição é muito importante no meio esportivo, pois pode maximar a saúde e o bem-estar, assim como aumentar o desempenho esportivo do atleta.