Testes Funcionais

Você Sabe o que são Testes Funcionais?

Testes funcionais se baseiam na prescrição de exercícios para corrigir o movimento de atletas, sejam eles amadores ou profissionais, visando melhorar a performance esportiva com base na aplicação funcional adequada. Além disso, a técnica atua no aperfeiçoamento dos movimentos em prol de evitar que lesões possam vir a afetar os esportistas.

 

testes funcionaisPara quem é indicado?

Os testes funcionais são indicados para atletas que desejam melhorar sua performance nos treinamentos da sua modalidade e estabilidade. Com base em análises de um fisioterapeuta e fisiologista, a correção de movimentos permite um maior aproveitamento, corrigindo assimetrias motoras.

 

Ademais, a técnica também pode ser aplicada como uma reabilitação motora para corrigir desequilíbrios corporais que muitas vezes são responsáveis pela recorrência de uma mesma lesão.

 

O que é FMS?

Criada em 1997 pelo fisioterapeuta, Gray Cook e o preparador físico Lee Burton, o FMS ou Avaliação Funcional do Movimento é uma ferramenta que nos permite medir a qualidade dos padrões fundamentais de movimento de qualquer pessoa de uma forma sistemática e contínua.

 

As diferenças biomecânicas podem ser encontradas por erros posturais, mobilidade e histórico clínico, por exemplo, que são corrigidos durante a avaliação em prol da melhora no desempenho.

Vestibulum vivamus dui pulvinar quisque gravida, cras rhoncus volutpat fringilla.

O que é avaliado no teste funcional?

Este tipo de avaliação tem como objetivo identificar os padrões de estabilidade e mobilidade necessários para qualquer pessoa que procure melhorar o rendimento na sua vida normal e em qualquer modalidade desportiva que exija movimento de alta qualidade.

 

testes funcionaisOs termos estabilidade e mobilidade por vezes criam confusão. Estabilidade é a capacidade de manter a postura e/ou controlar o movimento, esta pode ser estática (ex.: prancha frontal) e/ou dinâmica (ex.: prancha frontal com elevação alternada dos braços ou pernas).

 

Mobilidade é a combinação de flexibilidade muscular (pense na extensibilidade do músculo) mais a amplitude de movimento de uma ou mais articulações (pense, por exemplo, na energia elástica necessária para produzir força quando levamos o braço atrás em qualquer tipo de lançamento ou quando levamos a perna atrás para efetuar um remate no futebol).

 

Resultado do teste funcional

Após concluir os testes funcionais, são traçados exercícios específicos que tem por objetivo corrigir os desequilíbrios notados durante a avaliação. Em seguida, um acompanhamento é feito para notar se houve uma melhora com relação aos dados apresentados no início do programa de treinamentos.

WhatsApp chat