Por Que Devo Procurar Um Cardiologista do Esporte?

Por Que Devo Procurar Um Cardiologista do Esporte?

A cardiologia esportiva se caracteriza pela avaliação do desempenho e da função do coração durante o exercício.  A prática contínua de atividade física diminui a taxa de morte, protege contra inúmeras doenças, além de melhorar os níveis de pressão arterial, diabetes, colesterol entre outros.

por que consultar um cardiologista do esporteNo entanto, todos já ouvimos falar sobre algum atleta que faleceu praticando algum tipo de exercício. Na realidade, a maioria absoluta de mortes durante o esporte são totalmente previníveis através de uma consulta antes de se iniciar ou de se intensificar um treinamento.

Na maioria das vezes o atleta apresentava alguma doença, muitas vezes desconhecida por ele, que não estava sendo tratada e nem acompanhada e então apresentou o problema durante a atividade física e não devido ao exercício.

Através da cardiologia esportiva podemos orientar sobre quais as melhores práticas para controle de fatores de risco, além de orientar como devem ser feitos os exercícios em pessoas portadoras de algum tipo de doença como arritmias, insuficiência cardíaca, angina entre outras.

Além disso, a cardiologia esportiva oferece a possibilidade de se conhecer a faixa ideal dos batimentos cardíacos durante o exercício e, com isso, determinar qual a melhor faixa de treinamento tanto para fortalecer o coração, aumentar o desempenho e a faixa ideal para a queima de gordura corporal.

Portanto, a avaliação de um cardiologista esportivo, que conheça as adaptações cardiológicas do exercício, é muito importante para se atingir os objetivos de performance, saúde, controle de doenças de forma segura e com maiores resultados.

Atribuições de um cardiologista esportivo:

  • Avaliar o coração durante o exercício;
  • Determina faixa ideal de treinamento (perda de peso, performance etc.);
  • Orientar como deve ser o treinamento para controle de fatores de risco (pressão alta, colesterol alto, diabetes entre outras);
  • Check-up cardiológico;
  • Fornecer atestados para a prática de esportiva (inclusive com possíveis restrições decorrentes de doenças prévias);
  • Orientar ações para a melhora de performance do coração e do exercício.

 

Artigo Escrito por:

Dr. Ricardo
Contesini

Cardiologista

Dr. Ricardo Contesini

Dr. Luiz Mauro
Silveira de Vasconcelos

Cardiologista

Dr. Luiz Mauro Vasconcelos

 

Somos uma clínica de Ortopedia completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2507-9024, (11) 2507-9021 e (11) 94006-5262 .

 



WhatsApp chat