Logo Instituto Reaction

Artigos

Hipertensão e os Exercícios Físicos

Hipertensão e Exercícios

A hipertensão arterial é uma doença crônica, que pode ser controlada com uso de medicação regular e mudanças nos hábitos de vida. Um lado curioso é que muita gente pensa que quem tem pressão alta não pode praticar exercícios físicos, o que acaba sendo um mito, uma vez que o controle da hipertensão passa pela mudança de hábitos de vida – alimentação e a prática de exercícios físicos.

Hipertensão e ExercíciosO tratamento para hipertensão é de certa forma simples. Os medicamentos ajudam a controlá-la, mas não elimina suas causas – que além de genética – pode estar associada ao sedentarismo, obesidade, alimentação rica em sódio e gordura.

E por que os exercícios são importantes para quem tem pressão alta? Vejamos, atividades físicas regulares reduzem a pressão arterial tanto de indivíduos que já tem a pressão alta, quanto daqueles que ainda não têm a doença, mas que têm um risco elevado de desenvolvê-la, como os filhos de hipertensos, os obesos e os pré-hipertensos entre outros.

Hipertensão e ExercíciosEsse benefício ocorre tanto durante a execução do treino quanto no repouso e também a condiciona a não se alterar quando a pessoa está passando por uma situação de estresse.

E você sabe por que isso ocorre? O exercício físico trabalha grandes grupos musculares, o que diminui a resistência dos vasos à passagem do sangue e, em consequência, reduz a pressão arterial.

Outros benefícios da prática de exercícios estão na redução de taxas que colaboram para o aumento da pressão arterial como a gordura corporal e a gordura no abdômen, reduz o colesterol e as triglicérides, diminui a glicemia, ou seja, o açúcar no sangue, ajudando a prevenir e controlar o diabetes.

Avaliação Médica e Física

Mas não é para sair por aí fazendo exercícios por conta própria. Antes de iniciar essa rotina de treinos, é preciso consultar o médico cardiologista e passar por uma avaliação completa, incluindo o teste de ergométrico e a realização de cardiograma.

Hipertensão e ExercíciosO teste ergométrico é realizado na esteira, com monitoramento da pressão arterial, frequência cardíaca, eletrocardiograma e sintomas. Os dados colhidos são cruzados e assim obtemos uma faixa de batimentos por minuto para que o treino seja feito com a pressão em níveis seguros. A tendência é que o paciente vá evoluindo com o passar do tempo, ou seja, vai adequando mais resistência.

Além disso, juntamente com a orientação médica, e o acompanhamento de um profissional de Educação Física, o hipertenso poderá iniciar sua rotina de exercícios que podem ser tantos os aeróbicos como natação, caminhada, corrida à musculação. O acompanhamento é necessário porque essa rotina de exercícios deve ser adequada ao perfil de cada pessoa e sendo alterada conforme a evolução do paciente.

Somos uma clínica de Ortopedia completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2507-9024, (11) 2507-9021 e (11) 94006-5262 [social_icons type=”normal_social” icon=”fab fa-whatsapp” use_custom_size=”yes” custom_size=”16″ custom_shape_size=”18″ link=”https://api.whatsapp.com/send?phone=5511940065262″ target=”_blank” icon_margin=”0 0px 0 0″ icon_color=”#000000″ icon_hover_color=”#4f4f4f”].

Artigo Escrito por: Ricardo Contesini

Está gostando do contéudo? Compartilhe!