4 Dicas Para Treinar no Calor

4 Dicas Para Treinar no Calor

As altas temperaturas podem ser um mal quando combinadas com atividades físicas intensas, visto que o corpo passa a desidratar de forma mais acelerada, aumentando a propensão para sintomas adversos, como tontura, náusea e até mesmo, desmaios.

4 dicas para treinar no calorPara evitar tais implicações, é necessário estar bem preparado para o treino e compreender de que o calor influencia bastante no desempenho do atleta, por este motivo, as doses e intensidades devem ser acompanhadas de perto por um profissional ou a partir de uma realização de exames, contando com um aconselhamento de um fisiologista para que a prática esportiva no calor não arruíne todo seu planejamento ao longo do ano.

Cuidados para treinar no calor

Como mencionado, as altas temperaturas podem ser inimigas do seu desempenho. Por isso, siga as seguintes dicas que vão auxiliar na preservação de seu bem-estar durante o calor.

A esteira pode ajudar

Caso o dia esteja muito ensolarado e abafado e você não tem tempo para treinar nos horários onde o sol é menos agressivo, tente ir para a academia e treinar na esteira onde o ambiente tem uma temperatura controlada por ventiladores e ares condicionados. Mas lembre-se de não ficar muito tempo na frente dos aparelhos que emitem ar gelado para não pegar uma gripe.

Água é indispensável

Nos dias mais quentes, a hidratação é sempre uma aliada contra as aflições que podem interromper seu treinamento. Portanto, beba um pouco d’água antes do treino e, caso sinta sede e desidratação, realize pausas para beber mais. Após os treinos, reidrate-se também.

Roupas leves

Existe um mito no qual roupas mais pesadas vão fazer o atleta transpirar mais e, consequentemente, queimar mais calorias. No entanto, esta atitude é perigosa, especialmente no calor, onde a desidratação se torna mais intensa. Para evitar tal problema, use roupas leves, dedicadas à prática esportiva, como um short e uma regata.

Atenção com a intensidade

Neste tipo de condição, treinar como se fosse um dia normal não é benéfico, visto que o corpo começa a se desidratar de maneira mais rápida, o que pode gerar sintomas característicos, como a tontura, enjoo e queda de pressão. Peça sempre o aconselhamento de um fisiologista para determinar a dosagem correta de treinos.

Somos uma clínica de Ortopedia completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2507-9024, (11) 2507-9021 e (11) 94006-5262 .