Reumatologia

O que é Reumatologia?

Reumatologia é uma especialidade clínica responsável pelo tratamento de doenças que podem acometer o sistema musculoesquelético (articulações, cartilagens, ossos, músculos, fáscias, tendões e ligamentos), comprometer o sistema imunológico e prejudicar vários órgãos (pele, coração, pulmões, rins, fígado, intestino, cérebro, olhos, vasos sanguíneos).

 

ReumatologiaTratamento de doenças degenerativas, doenças inflamatórias e autoimunes, doenças pós-traumáticas ou esforços repetitivos, doenças infecciosas, bacterianas, doenças metabólicas.

 

Realização de infiltrações articulares e de partes moles com o uso de medicações anti-inflamatórias, corticosteroides, drogas modificadoras de doenças, imunossupressores e biológicos.

 

Reumatologia e Ortopedia

Orientações adjuvantes para melhorar a qualidade de vida, bem-estar, recuperação e reabilitação funcional, além de evitar e minimizar possíveis sequelas futuras.

 

Vale ressaltar também que muitas pessoas podem confundir o reumatologista com o ortopedista. Apesar de existirem semelhanças entre os dois segmentos da medicina, uma especialidade complementa a outra. No entanto, a reumatologia atua no tratamento de doenças que afetam o sistema musculoesquelético, no que diz respeito às cartilagens, músculos e tendões e inflamações dos tecidos que envolvem os ossos, por exemplo. Embora muito parecida, a ortopedia trata de fraturas, luxações e problemas relacionados à prática de esportes.

Saúde, bem-estar e desempenho esportivo é com o Instituto Reaction.

Doenças Reumatológicas Mais Frequentes

Artrose

ReumatologiaDoença que é acomete pessoas mais velhas e causa um desgaste nas cartilagens entre as articulações. O problema é tão comum que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta cerca de 15 milhões de pessoas além de ser uma das quatro doenças que mais prejudica a qualidade de vida de quem a desenvolve.

 

A artrose, além de estar ligada à senilidade, também está presente em atletas que utilizam em demasia uma determinada articulação. Caso o esportista esteja se exercitando em excesso a cartilagem que permite a movimentação entre um osso e outro pode se desgastar, causando dores ao atleta e inchaço na região afetada. Em casos avançados, a cartilagem pode se degastar por completo e fazer com que os ossos entrem em atrito.

 

Artrite Reumatoide

outra patologia que afeta pessoas da terceira idade, a artrite reumatoide é uma doença autoimune e crônica, que atinge as camadas do tecido conjuntivo do paciente em diversas articulações como mãos, pernas, coluna cervical e até mesmo órgãos, como os pulmões, rins e coração.

 

O principal sintoma da doença é a deformação das articulações, como nas juntas dos dedos das mãos, formado nódulos reumatoides, causados pelo desenvolvimento da doença. Além disso, dificuldades para movimentação e até mesmo rigidez na região afetada são comuns em casos onde a artrite reumatoide se desenvolve.

 

Com o acompanhamento de um reumatologista, as consequências da artrite reumatoide são minimizados para que as atividades diárias do paciente possam ser reintroduzidas novamente, de forma gradual e sem exageros.

 

Lúpus Eritematoso Sistêmico

ReumatologiaEntrando na categoria das doenças autoimunes, o Lúpus é uma patologia progressiva que afeta os órgãos internos causando manchas avermelhadas e eritematosas na pele, em especial, em regiões onde estão expostas aos raios solares, como o rosto, orelhas e braços, esse tipo do Lúpus é chamado cutânea.

 

Além das manchas na pele, a doença que afeta os anticorpos do organismo também acomete os órgãos como os rins e por conta de sua característica de prejudicar a imunidade do paciente, outras doenças se desenvolvem em decorrência do Lúpus como a hipertensão e o emagrecimento, dentre outros sintomas como a falta de apetite e cansaço extremo para realizar qualquer tipo de atividade visto que a doença também causa dores nas articulações.

 

O Lúpus pode se desenvolver em pessoas de qualquer idade e sexo, no entanto, predomina em mulheres de meia idade e o acompanhamento com um reumatologista se faz necessário para o tratamento paliativo da doença, fazendo o uso de protetores solares, anti-inflamatórios e corticoides para minimizar os sintomas causados pela doença.

Conheça nossos reumatologistas e agende sua consulta conosco.

Profissionais do Instituto Reaction

Conheça um pouco mais sobre os profissionais do Instituto Reaction que atuam nessa especialidade.

Dr. Tiago Campanholi

Dr. Tiago Campanholi
Reumatologista (CRM/SP 116457)
  • Médico Reumatologista e Clínico Geral;
  • Formação e Especializações pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP;
  • Especialista em Artrites, Espondilites, Artroses, Osteoporose, Gota, Fibromialgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Vasculites, Miosites, Doenças do Tecido Conjuntivo e Doenças Autoimunes;
  • Tratamento de Dores nas Articulações, nos Músculos, nos Ossos, nos Tendões e Bursas, Compressões Nervosas, Doenças Inflamatórias e Imunológicas.

 

Site Pessoal

 

Doctoralia

Mais Especialidades

Confira mais especialidades tratadas aqui no Instituto Reaction.

Fisioterapia

O centro de fisioterapia do Instituto Reaction está localizado em São Paulo, SP e possui uma estrutura completa e profissionais capacitados para te atender.

Medicina Esportiva

A Medicina Esportiva é muito importante para os atletas pois ela estuda os efeitos dos exercícios físicos em nossa saúde e acompanha o atleta.

Especialidades Nutrição Esportiva

Nutrição é muito importante no meio esportivo, pois pode maximar a saúde e o bem-estar, assim como aumentar o desempenho esportivo do atleta.

Ortopedia

Ortopedia Esportiva em São Paulo, SP. A ortopedia trata lesões e deformidades do aparelho locomotor. Confira nossos tratamentos para as principais lesões.