Logo Instituto Reaction

MEDICINA ESPORTIVA

PARA QUE SERVE A MEDICINA ESPORTIVA?

Medicina esportiva uma especialidade médica relativamente nova que estuda os efeitos exercício físico em nossa saúde. Além disso, o médico do esporte acompanha o paciente em sua evolução com base em seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais quando se trata de um atleta.

 

Durante uma abordagem junto do paciente, o médico do esporte irá buscar entender todo o histórico, hábitos de vida, objetivos da prática esportiva, etc. tudo para que treinamentos específicos sejam adotados, trazendo um maior benefício ao esportista. Ademais, durante o acompanhamento junto ao médico, a prevenção e o tratamento de doenças que podem se desencadear por conta da prática esportiva também são avaliados com uma série de exames, sejam eles cardiológicos, respiratórios, motores ou neurológicos.

 

Ao se inteirar de todo o histórico do paciente o médico do esporte então prescreve os exercícios baseados no objetivo do paciente que pode ser:

 

  • Aumento de rendimento;
  • Emagrecimento;
  • Envelhecimento saudável;
  • Manutenção do esporte e durante a gestação;
  • Auxílio no tratamento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes até mesmo em pacientes com tratamento oncológico.

PARA QUE SERVE A MEDICINA ESPORTIVA?

Com um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por fisiologistas, nutricionistas e cardiologistas toda uma avaliação é feita de acordo com os objetivos do atleta, seja amador ou profissional, consultar-se com um médico do esporte se faz necessário antes de iniciar quaisquer atividades físicas.

 

Durante toda a avaliação, serão feitos diversos testes para entender toda a fisiologia do paciente, juntamente com um fisiologista do esporte, que auxiliará em uma melhor introdução, na intensidade e frequência correta para que o paciente não apresente degastes e obtenha uma melhora em sua modalidade esportiva, sanando problemas que eram notados durante a avaliação, como uma forma incorreta na respiração ou nos movimentos durante uma corrida por exemplo. Tais correções geram um melhor aproveitamento das atividades físicas.

 

Além da preparação visando uma melhora nas práticas esportivas, o médico do esporte também trata de problemas musculares e ósseos, que impossibilitam a funcionalidade natural do atleta durante o exercício.

O Instituto Reaction possui uma equipe multidisciplinar de Medicina Esportiva para te atender.

LESÕES MAIS COMUNS EM ATLETAS

Dentre as lesões mais comuns em atletas estão:

 

Lesões Musculares

Muito recorrente em atletas, as lesões musculares podem ocorrer vindo de traumas durante a prática da atividade física, como um tombo ou uma pancada no músculo, causando inchaço na musculatura e prejudicando a mobilidade do indivíduo.

 

Além das lesões traumáticas, existem aquelas que não são originadas por traumas, mas pelo esforço físico em demasia. As câimbras são o resultado de tal problema, visto a falta de nutrientes no organismo, falta de alongamento ou, como já citado, o uso excessivo dos músculos

Entorses

Sejam elas no pulso ou tornozelo, as entorses podem ocorrer com maior reincidência em atletas que praticam esportes de impacto, onde exigem saltos ou mudanças repentinas de direção.

 

Tal entorse, em especial no tornozelo, ocasiona uma lesão nos ligamentos da região, causando inchaço e impossibilidade de locomoção. As entorses acabam também entrando em lesões ligamentares, também muito frequente em atletas, até mesmo amadores, que acabam por vezes correndo em locais irregulares e sofrendo uma torção.

 

Com o auxílio do médico do esporte, a devida recuperação é feita, com a introdução do tratamento adequado, seguindo até a reabilitação motora para um retorno saudável ao esporte, sem que a lesão ocorra novamente.

 

Fraturas de Estresse

As fraturas de estresse são lesões ósseas que afetam atletas que praticam movimentos repetitivos durante o exercício físico, rompendo o tecido ósseo e causando pequenas fissuras nos ossos que podem se romper em casos onde um especialista não for procurado.

 

Visando evitar tais fraturas o médico do esporte, em conjunto com o fisiologista esportivo, elaborará uma série de exercícios onde o corpo do atleta suporte a intensidade e a sua frequência, em prol de que as lesões por estresse não ocorram. Para isso, é feita uma avaliação junto ao fisiologista onde toda a composição biológica do indivíduo é feita em para compreender as capacidades do atleta e suas deficiências.

PROFISSIONAIS DO INSTITUTO REACTION

Dr. Adriano Leonardi

OROTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO (CRM CRM/SP 99.660)

    • Médico ortopedista especialista em joelho pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ);
    • Médico do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME);
    • Membro da diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE) 2018-2020;
    • Fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina de Areas Remotas e Esporte de Aventura (ABMAR);
    • Colunista e consultor em medicina do esporte dos sites Eu Atleta e Globo Esporte.

     

    Site Pessoal

     

    Currículo

Dra. Ana Paula

Dra. Ana Paula Simões

ORTOPEDISTA (CRM/SP 108667)

    • Ortopedista e traumatologista do esporte;
    • Professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo;
    • Especialista em medicina esportiva;
    • Cirurgiã do tornozelo e pé;
    • Diretora da Sociedade Paulista de Medicina Esportiva.

     

    Site Pessoal

Agende uma consulta

Entre em contato com nossa equipe para agendar sua consulta