Fisioterapia Desportiva

Você Sabe o que é Fisioterapia Desportiva?

fisioterapia desportivaA Fisioterapia Desportiva é um segmento terapêutico que tem por objetivo reabilitar indivíduos que têm uma vida ativa, com exercícios físicos, e se lesionaram durante seu percurso. Além disso, o tratamento também auxilia àqueles que pensam em retornar ao esporte após um longo período de afastamento por conta de lesões.

 

O fisioterapeuta desportivo também auxilia na prevenção de problemas que podem interferir no desempenho do atleta, com a realização de exercícios específicos que promovem o fortalecimento e equilíbrio muscular e flexibilidade, como consequência, uma melhora na performance durante a atividade física pode ser notada.

Quem pode fazer Fisioterapia Desportiva?

fisioterapia desportivaNão existe um público restrito para realizar a fisioterapia desportiva, desde que o paciente tenha uma vida esportiva ativa, independente de ser profissional ou amador.

 

O objetivo da fisioterapia desportiva não é selecionar pacientes, e sim, reabilitá-los para que pratiquem exercícios de forma saudável, sem que as lesões se repitam após a reabilitação. De maneira geral, atletas que lesionaram durante a corrida, futebol, basquete, vôlei e até mesmo natação.

 

Como funcionam as sessões de Fisioterapia Desportiva?

O processo de reabilitação de atletas, sejam eles amadores ou profissionais, é individualizado, visto que existem situações específicas de cada desportista. Após uma avaliação e indicação do ortopedista, o paciente inicia o tratamento específico para recuperar o local da lesão e trabalha exercícios elaborados para promover o fortalecimento da musculatura.

Precisando de fisioterapia desportiva? Entre em contato conosco!

O que a fisioterapia desportiva trata?

Cada esporte possui uma lesão específica por conta dos movimentos frequentes e repetitivos que ele exige, aumentando assim, a predisposição da lesão.

 

A terapia promove a reabilitação após cirurgias relacionadas ao ligamento cruzado anterior e posterior, entorses, que são ocasionados pelo movimento de corrida ou por irregularidades no terreno onde o exercício é praticado, pubalgias, rupturas de tendões e tendinites causadas pelo esforço excessivo durante os treinamentos.

WhatsApp chat