CIRURGIA DA MÃO: Quando é necessária?

VOCÊ JÁ FEZ UMA CIRURGIA DA MÃO?

A mão é uma das partes do corpo que mais usamos durante o dia. Muitos profissionais dependem diretamente da performance de suas mãos para terem sucesso em suas carreiras e justamente por isso, cuidar da saúde das mãos é tão importante.

Caso você tenha alguma doença nas mãos como uma tendinite que afeta seus punhos e mãos, provavelmente seu caso pode ser cirúrgico, mas não se assuste!

A cirurgia da mão é uma técnica que poderá te deixar livre de todas as dores que vem te incomodando ao longo dos dias, continue lendo para entender melhor.

QUANDO A CIRURGIA DA MÃO É NECESSÁRIA?

Se você sofreu alguma lesão nos músculos, nervos, ligamentos ou até mesmo na pele da mão seu caso pode ser cirúrgico.

Como em todos os tratamentos, se você sofreu um acidente na sua mão ou está sentindo alguma dor nas mãos é hora de procurar um especialista para que tratamentos menos invasivos possam oferecer bons resultados.

A cirurgia de mão só costuma ser indicada após outros tratamentos não oferecerem a melhora do quadro do paciente.

Algumas doenças podem ser tratadas com cirurgia, entre elas:

* Síndrome do túnel do carpo;
* Fraturas na mão ou punho;
* Lesão no tendão;
* Lesão nos ligamentos;
* Lesão nos nervos periféricos;
* Microcirurgia reconstrutiva dos membros;
* Tendinites;
* Síndromes compressivas dos nervos.

COMO OCORRE A CIRURGIA DA MÃO?

Se o especialista em mão decidir com base nos exames e sintomas que o seu problema nas mãos será um caso cirúrgico, será solicitado alguns exames complementares de risco cirúrgico.

Após a internação, a anestesia deverá ser total se sua cirurgia for muito longa ou poderá ser parcial, para que você possa colaborar com a equipe médica durante o procedimento.

A cirurgia poderá ser mais simples ou mais complexa a depender do problema que será tratado.

PÓS-OPERATÓRIO

Muitos pacientes não dão a devida credibilidade ao momento do pós-operatório, mas antes mesmo de partir para a sala de cirurgia você deve ter em mente que essa etapa é crucial para que de fato sua cirurgia seja um processo bem-sucedido. Durante essa etapa, é essencial que os curativos no local operado sejam bem cuidados para que o risco de infecção seja diminuído.

Além disso é preciso que o paciente tome todos os medicamentos indicados pelo médico que o operou da forma correta como foi prescrito. Nessa etapa normalmente são indicados remédios para dor e anti-inflamatórios para que o paciente não sinta tanto desconforto por causa do processo de cicatrização pós-operatório.

Além disso, é preciso ter em mente que nessa fase inicial o paciente deverá ficar com a mão para cima para evitar que edemas se formem no local operado causando dor. A aplicação de gelo no local operado também é essencial tanto para a função de analgesia quanto para a diminuição de inchaços que ocasionam a dor. Você deverá incluir na sua rotina de cuidados 3 sessões de gelo com duração de 15 minutos todos os dias.

Na hora de dormir, o cuidado é redobrado! Recomenda-se que o paciente coloque um travesseiro sob a mão operada para que ela fique elevada e o risco de compressão do local seja menor. Caso você se vire e deite por cima da mão provavelmente irá acordar com dores no local, afinal, a cicatrização não acontece tão rápido como todos nós gostaríamos.

REABILITAÇÃO DA CIRURGIA DA MÃO

Para o sucesso da cirurgia da mão muitas vezes o paciente precisará não só do médico especialista em mãos, como também de um bom profissional de fisioterapia. Após a liberação médica para o início dos exercícios com a mão você deverá procurar pelo apoio de um bom fisioterapeuta que possa te ajudar no processo de reabilitação da sua mão.

A fisioterapia é essencial para que os movimentos naturais feitos com a sua mão voltem a ser executados sem que causem dor e a região fique corretamente fortalecida para que você possa por exemplo voltar a trabalhar. Após o processo de reabilitação com fisioterapia e a correta cicatrização da mão operada, é esperado que o paciente não sinta mais dores no local e possa usufruir de uma vida normal.

Se você sente dores constantes em suas mãos devido a sua rotina de trabalho ou uso excessivo de celular, é importante que você procure um especialista antes que um possível problema de saúde se agrave. Quando realizamos movimentos repetitivos ao longo do dia a tendência natural é que aos poucos ocorra uma lesão por esforço repetitivo caso você não se cuide de maneira preventiva.

Por isso, uma rotina de exercícios para as mãos e alongamentos é essencial para que você mantenha a saúde das suas mãos mesmo durante jornadas de trabalho mais longas. Afinal, o processo de cirurgia para tratamento de tendinites por exemplo é algo muito mais invasivo e que poderia não ser necessário se você tivesse adotado uma rotina de precauções para o cuidado dessa região tão importante do seu corpo.

 

FONTE: https://www.drgustavocampanholi.com/

Últimos posts por Instituto Reaction (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *