Cardiologista em SP: confira oito dicas para manter o coração saudável

Sedentarismo, alimentação inadequada, passar o dia inteiro sentado: são muitos os hábitos que prejudicam a saúde do coração, órgão vital para o bom funcionamento de todo nosso corpo.  Reunimos dez dicas para quem quer e precisa manter a saúde do coração em dia. Confira!

Exercite-se: os exercícios físicos, principalmente os aeróbicos como caminhar, correr ou nadar são excelentes para melhorar nosso condicionamento físico e, consequentemente, fortalecer o coração. São indicados ao menos 40 minutos de atividade física até quatro vezes por semana. Mas se apresenta alguma condição ou histórico familiar, consulte o cardiologista antes de iniciar essas atividades.

Dê adeus ao Sal: além do sal que utilizamos na cozinha, ele também está presente em altos níveis nos alimentos industrializados. O sal em excesso no sangue favorece o aumento da pressão arterial, o que prejudica o coração.

Controle a Pressão: além de controlar o sal, deve-se ficar de olho na pressão  arterial. Hipertensos precisam de medicação para o controle da pressão e também adequar fatores de risco – como alimentação e sedentarismo – que colaboram para um quadro de pressão alta.

Fique de olho na balança: o controle de peso, através de alimentação balanceada e exercícios físicos, mantém seu coração saudável. Se você está acima do peso, precisa consultar o médico.

Tabagismo: fumar prejudica o coração e pode desencadear o câncer no pulmão, pele e boca. O consumo de derivados do tabaco pode causar quase 50 doenças diferentes.

Colesterol: o colesterol ruim pode provocar uma obstrução nas veias e prejudicar ou fazer com que seu coração pare de funcionar. Faça exames periódicos para o médico avaliar seus níveis de colesterol.

Glicose/Glicemia – a alta concentração de glicose no sangue pode dificultar sua absorção, fazendo com que o organismo não consiga metabolizar esse açúcar totalmente, causando doenças como o Diabetes.

Faça um Check-up – ao menos uma vez no ano, procure o cardiologista e faça um check-up.  O procedimento permite avaliar o funcionamento do coração e também por meio de exames laboratoriais, o médico pode verificar todas suas taxas – glicose, colesterol, entre outras, o que permite tratar precocemente ou enviar doenças.

Dr. Ricardo Contesini

Dr. Ricardo Contesini

Médico Cardiologista do Esporte em Instituto Reaction
Sócio Fundador do Instituto Reaction, médico cardiologista graduado na Universidade Estadual de Campinas, pós graduado em Medicina Esportiva.
Dr. Ricardo Contesini

Últimos posts por Dr. Ricardo Contesini (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *