Avaliação Cardiológica Pré-Participação do Atleta

DR.RICARDO CONTESINI FRANCISCO

A atividade física regular apresenta efeitos benéficos sobre quase todas as estruturas biológicas e funções do corpo humano, incluindo o sistema cardiovascular, com reduções na incidência de infarto e mortes. Mesmo quantidades moderadas de atividade física regular (15 minutos por dia) estão associadas com efeitos preventivos importantes para uma grande variedade de doenças, como: obesidade, diabetes, câncer, depressão e doenças cardiovasculares.

Durante décadas foram questionadas as causas de morte súbita em atletas saudáveis e competitivos. Hoje sabemos que a maioria dessas mortes ocorrem devido alterações cardíacas adquiridas ou congênitas sendo os sintomas muitas vezes frustros ou ausentes. Dessa forma a avaliação cardiológica previa se torna imprescindível para a pratica segura de atividade física.
Essa avaliação deve ser realizada periodicamente, no mínimo anualmente, através de uma avaliação médica que deva constar a consulta com profissional especializado em esportes, o exame físico e no mínimo um eletrocardiograma. O teste de esforço também se torna essencial nos indivíduos que realizam atividade competitiva e também naqueles que desejam conhecer a sua frequência cardíaca ideal de treinamento.

De acordo com estudos europeus, o ECG, possibilita a detecção de aproximadamente 60% das patologias cardíacas que podem levar a morte súbita em atletas ativos.

Portanto, todos os indivíduos que pretendem iniciar , ou aqueles que pretendem intensificar treinamento, devem realizar exames cardiológicos e ortopédicos para conhecer suas possíveis limitações assim como receber orientações como melhorar seu desempenho e realizar seus exercícios com segurança.

Dr. Ricardo Contesini

Dr. Ricardo Contesini

Médico Cardiologista do Esporte em Instituto Reaction
Sócio Fundador do Instituto Reaction, médico cardiologista graduado na Universidade Estadual de Campinas, pós graduado em Medicina Esportiva.
Dr. Ricardo Contesini

Últimos posts por Dr. Ricardo Contesini (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *