Logo Instituto Reaction

Artigos

Artroscopia – A Técnica que Ajuda a Tratar Lesões do Joelho

Artroscopia - técnica que trata lesões do joelho

Uma das principais articulações do nosso corpo, o joelho suporta os impactos dos nossos movimentos ao longo do dia – quando caminhamos, sentamos, corremos, praticamos exercícios e até mesmo quando estamos parados. E muitas lesões nessa articulação desafiam a medicina por causa do teor delicado e a complexidade que envolve as cirurgias articulares.

Artroscopia - técnica que trata lesões do joelhoNo entanto, os tratamentos para lesões no joelho estão sendo beneficiados pela artroscopia. A artroscopia é um importante instrumento utilizado durante cirurgias que até os anos 90 eram realizadas de maneira tradicional e aberta como no tratamento do rompimento de meniscos, rotura de ligamentos cruzados anterior e posterior, inflamações e problemas pateares como na Condromalácia.

 A vantagem é que a artroscopia permite um diagnóstico mais preciso sobre o que está ocorrendo na articulação, por ser minimamente invasiva, permite uma recuperação mais rápida e retorno precoce ao esporte. É sempre a minha primeira opção cirúrgica para quase todos os procedimentos.

Entenda Como Funciona

Com o instrumento, o ortopedista pode visualizar o interior da articulação e os seus vários elementos. Em caso de fraturas ou rompimentos de ligamentos, por exemplo, é possível observar se há resíduos, como partículas de tecido e osso quebrado.

É aí que o médico consegue determinar tratamentos contra lesões, realizar procedimentos terapêuticos como a remoção de fragmentos ósseos ou de cartilagem soltas no interior de uma articulação, reconstrução ou reparo de meniscos ou ligamentos, entre outras ações.

Como é Realizada

Artroscopia - técnica que trata lesões do joelhoA artroscopia é realizada com pequenas incisões na área do joelho por onde é introduzido o artroscópio que permite visualizar a articulação. Isso é possível porque o artroscópio contém fibra ótica que transmite imagens dos joelhos por meio de uma microcâmera. Com as imagens, o cirurgião ortopedista consegue identificar a lesão e corrigi-la.

A artroscopia ainda pode ajudar a diagnosticar rompimento de meniscos, rotura de ligamentos, inflamações e problemas patelares. A vantagem é que a artroscopia permite um diagnóstico mais preciso sobre o que está ocorrendo na articulação. Geralmente, o ortopedista solicita a artroscopia quando a pessoa apresenta algum edema no joelho, dores, travamento ou falseio.

Recuperação

O procedimento é feito com anestesia raquidiana ou peridural e dura entre 45 minutos a 1 hora. A recuperação varia de acordo com cada caso e pode incluir sessões de fisioterapia e fortalecimento muscular.

Na maioria dos casos, em seis a oito semanas, é possível realizar a maior parte das atividades físicas que está acostumado a fazer, desde que elas não envolvam demasiado impacto.

Somos uma clínica de Ortopedia completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2507-9024, (11) 2507-9021 e (11) 94006-5262 [social_icons type=”normal_social” icon=”fab fa-whatsapp” use_custom_size=”yes” custom_size=”16″ custom_shape_size=”18″ link=”https://api.whatsapp.com/send?phone=5511940065262″ target=”_blank” icon_margin=”0 0px 0 0″ icon_color=”#000000″ icon_hover_color=”#4f4f4f”].

Artigo Escrito por: Adriano Leonardi

Está gostando do contéudo? Compartilhe!