A Ortopedia é uma especialidade da Medicina que tem por objetivo diagnosticar e tratar deformidades e lesões do aparelho locomotor. A Ortopedia Esportiva é um segmento da medicina esportiva onde o ortopedista com essa especialidade e título cuida de lesões relacionadas ao esporte.
Os profissionais desta área atuam na prevenção e tratamento das lesões esportivas sejam elas agudas ou crônicas. O ortopedista esportivo realiza avaliação, acompanhamento e prevenção de lesões no atleta ou esportista, seja ele profissional, amador ou eventual.
Com o avanço tecnológico e científico da Medicina, a Ortopedia dividiu-se em subespecialidades:
Em meio às diversas lesões que ocorrem no esporte, além de elas serem categorizadas em graus de agravamento, também podem ser diferenciadas entre agudas e crônicas.
As lesões agudas são aquelas que são caracterizadas como um sinal que o corpo apresenta quando algo não vai bem com o organismo. Em diversas situações, as dores agudas vêm e vão e caso o paciente não busque uma ajuda médica, o sintoma apresentado pelo corpo pode se desenvolver em um problema ou patologia mais grave.
Já as lesões crônicas são aquelas que estão sempre presentes no dia a dia do atleta. Uma lesão crônica é aquela que é recorrente no praticante de esporte e a dor causada por tal problema dura mais de três meses, sendo já caracterizada como dor crônica, muitas vezes desencadeada por uma dor aguda, como uma contratura muscular, por exemplo, que se desenvolveu devido a um simples trauma que não foi devidamente tratado pelo paciente.
Nossa equipe de ortopedistas está pronta para te atender. Agende seu horário conosco.
Recorrente não só em atletas, a hérnia de disco é um problema que afeta os discos intervertebrais da coluna. Tais discos funcionam como uma almofada entre as vértebras, diminuindo o atrito entre os ossos. Na hérnia de disco ocorre um desgaste entre os amortecedores ou o deslocamento entre eles, ocorrendo uma fricção entre ossos gerando muitas dores ao paciente. Além disso, com os discos desgastados, os nervos da coluna passam a ser comprimidos, interferindo na comunicação com o sistema nervoso central do paciente, causando até mesmo dificuldades para locomoção e dores em outros locais, como a perna.
A causa para a hérnia de disco se dá por fatores diversos, como movimentos abruptos durante uma corrida, ou erguer muito peso em excesso durante a musculação, causando o descolamento dos discos por exemplo. Entretanto, causas relacionadas ao envelhecimento também fazem parte do surgimento das hérnias de disco, que se desenvolvem justamente pelo desgaste dos discos com o passar dos anos.
Esportes que necessitam movimentos repentinos e em esportes de contato, estão mais suscetíveis a gerar a lesão labral do quadril em atletas, visto que a lesão é causada por traumas recorrentes na região do labrum, região cartilaginosa responsável pela movimentação e estabilidade do quadril. Por conta de ser uma região sensível, por menor que seja a lesão na área, uma dor intensa já é sentida de pronto momento na região labral.
Também conhecida como cotovelo de tenista, a epicondilite lateral afeta a região do tendão extensor radial curto do carpo, na região do cotovelo, causando a inflamação dos tendões no estágio inicial. Em casos onde a lesão se desenvolve para outros estágios, uma degeneração dos tendões, chamada de degeneração angiofibroblástica, pode ocorrer além de o rompimento e até a calcificação da região após o rompimento.
O cotovelo de tenista é mais comum de ocorrer no braço dominante dos pacientes, decorrente de movimentos e esforços repetitivos na região, como durante uma partida de tênis ou até mesmo na musculação. Os atletas são incapacitados de realizarem atividades físicas por conta da dor ocasionada pela lesão, além da limitação dos movimentos na região do cotovelo.
O ligamento posterior se localiza na região de trás do joelho, auxiliando na estabilidade do joelho junto ao fêmur e à tíbia. Tal ligamento é frequentemente utilizado na prática de esportes, sofrendo diversas tensões enquanto o atleta dobra e estica a perna. A lesão ocorre em situações onde a região é agredida no momento em que o movimento do ligamento está sendo executado, a tradicional “travada” durante uma dividida no futebol, por exemplo.
Seus principais sintomas causam a sensação de instabilidade no joelho, inchaço e dor ao realizar o movimento. Com o auxílio de um ortopedista esportivo, a recuperação e o fortalecimento do ligamento são feitos para que paciente retome sua rotina esportiva na qual não ocorra o caso da lesão se repetir novamente.
A síndrome causa deformidades no pé, mais precisamente na região do tendão de Aquiles (região posterior), que aumenta de volume e acarreta em anomalias ósseas. A síndrome está diretamente ligada à bursite e tendinite, por conta da inflamação inicial na região que não é devidamente tratada, se desenvolvendo para o esporão calcâneo, que apresenta inchaços, além da anomalia óssea na região do pé.
A causa da síndrome se dá por conta de uma pressão exercida na parte de trás do pé, muitas vezes ocasionada por um calçado inadequado durante a prática de esportes ou até mesmo durante o dia a dia. Outra causa se dá pelo impacto demasiado na parte posterior dos pés, muitas vezes gerada por movimentos e uma pisada errada durante a corrida.
Nós tratamos diversas lesões. A ortopedia pode te ajudar a ter mais qualidade de vida e desempenho esportivo.
Conheça um pouco mais sobre os profissionais do Instituto Reaction que atuam nessa especialidade.
Confira mais especialidades tratadas aqui no Instituto Reaction.
O centro de fisioterapia do Instituto Reaction está localizado em São Paulo, SP e possui uma estrutura completa e profissionais capacitados para te atender.
A Medicina Esportiva é muito importante para os atletas pois ela estuda os efeitos dos exercícios físicos em nossa saúde e acompanha o atleta.
Nutrição é muito importante no meio esportivo, pois pode maximar a saúde e o bem-estar, assim como aumentar o desempenho esportivo do atleta.
Reumatologia é responsável pelo tratamento de doenças que podem acometer o sistema musculoesquelético, imunológico e prejudicar os órgãos.