Existe um ritmo ideal para corrida?

Existe um ritmo ideal para corrida?

Já se questionou se existe um ritmo ideal para a corrida? Essa é uma dúvida muito comum entre os corredores, principalmente os iniciantes. É comum que o objetivo ao correr seja sempre o de melhorar seu próprio ritmo. Cada corredor tem seu próprio ritmo ideal de acordo com seu treinamento, percurso a ser percorrido e muitos outros fatores.

Qual o ritmo ideal para emagrecer com corrida?

O ritmo ideal para a corrida depende diretamente de seu objetivo ao correr. Obviamente, uma boa corrida requer esforço físico, no entanto, é preciso saber manter um ritmo que seja saudável para percorrer todo o percurso.

existe ritmo ideal para corridaO ideal é que, seja atingida e mantida a velocidade máxima que o praticante consegue correr por minuto com a respiração regular. Caso esteja ficando ofegante demais, é possível reduzir um pouco o ritmo para respirar e ter uma performance melhor nos próximos quilômetros.

Quem está começando a correr agora, deve sempre se preocupar em adaptar o corpo para a corrida. Se concentrar no exercício, fazer exercícios de respiração e focar no trecho que deseja percorrer são dicas que ajudam.

Cuidado na hora da largada

Para manter um ritmo saudável de corrida, é importante começar bem! Muitas pessoas se equivocam e acabam gastando toda a energia na largada. Por isso mesmo, a principal dica para correr um trecho longo com eficiência e mantendo um ritmo interessante é conhecer seu corpo.

existe ritmo ideal para corridaGastar toda a sua energia nos primeiros quilômetros pode causar dor no corpo, atrasar seu progresso e gerar até mesmo uma lesão. O ideal é que você aumente o ritmo da corrida aos poucos. Portanto, se a ideia é percorrer um trecho de 5 quilômetros o ideal é usar o primeiro quilômetro para adaptar seu corpo.

Ganhando mais ritmo a partir do segundo quilômetro, quando o organismo já está mais adaptado ao exercício. Além disso, é importante perceber que, se você está largando o sedentarismo, não deve imaginar que correrá 10 km no primeiro treino.

Até mesmo 5 km podem ser difíceis de atingir dependendo de seu estilo de vida. O ideal é se planejar para aumentar gradativamente os percursos.

Como aumentar as distâncias percorridas?

Quem deseja aproveitar que já ganhou ritmo e está gostando de correr, pode começar a aumentar o percurso corrido em 10% por semana. Isso significa dizer que, se você correu ao longo da primeira semana de treino, 3 quilômetros por dia, na segunda semana deve correr 3,3km.

existe ritmo ideal para corridaAumentar até 10% de seu trecho por semana é uma regra saudável para manter um ritmo que seu corpo irá se adaptar. Quem exagera e aumenta de 5 km para 10 em uma semana, tende a ficar com o corpo inteiramente dolorido.

E isso pode resultar em desistência da prática no dia seguinte ou até mesmo por mais tempo. Em alguns casos, o aumento é muito grande e pode desencadear uma lesão.

Por isso mesmo, o ideal é ter paciência e usar seus treinos para aumentar o percurso e progressivamente diminuir o tempo que usa para correr esse trecho.

Sendo possível até mesmo estabelecer metas semanais intercaladas. Na segunda semana de treino você aumenta o trecho corrido em 10% e na terceira semana de treino você busca diminuir o tempo usado nesse percurso.

Aos poucos, seu corpo vai ganhando ritmo e se adaptando à atividade que se torna parte prazerosa da sua rotina.

Não fique obcecado pelo ritmo

Muito embora seja natural querer alcançar um objetivo com seus treinos, é importante relaxar e aproveitar a corrida. A chave para melhorar seu ritmo é saber escutar os sinais de seu corpo. Todos os corredores apresentam resultados diferentes em dias diferentes.

Seja por causa da alimentação, por questões hormonais ou pelo próprio cansaço da semana. É normal correr melhor na segunda e já não apresentar a mesma performance na sexta.

Afinal, o corpo pode estar mais cansado. E as mulheres que correm, também sentem o impacto da TPM na performance física.

Portanto, o ideal é perceber o próprio corpo e adotar um ritmo saudável. Caso contrário, a tendência é que a obsessão por melhorar o ritmo possa te levar a alguma lesão.

Não adote o mesmo ritmo todos os dias

Pode parecer confuso, mas se você fez um treino mais longo ou intenso, invista em uma atividade mais leve no dia seguinte.

existe ritmo ideal para corridaApós um treino extenuante, é preciso dar ao corpo o tempo necessário para se recuperar. Por isso mesmo, o ideal é fazer treinos que exijam menos esforço de seu corpo após uma corrida mais intensa ou difícil. Fazer um treino de natação, no dia após uma corrida mais longa é uma saída interessante, para oferecer outro estímulo ao corpo.

Deixando que o organismo se recupere para ter um segundo treino intenso em sua semana. Vale a pena treinar corrida com outras modalidades que possam te ajudar a ter mais resistência física e melhorar a sua performance.

Sempre procure orientação individualizada

Se você quer começar a correr maratonas ou simplesmente correr para emagrecer, é importante ter a orientação de um profissional de educação física. Um especialista em corrida pode planejar a sua evolução e te ajudar a acertar o rimo ideal para seu corpo. Portanto, é de grande ajuda contar com profissionais da área.

Somos uma clínica de Ortopedia completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2507-9024, (11) 2507-9021 e (11) 94006-5262 .

Leia Mais