Benefícios da Hidroterapia

Benefícios da Hidroterapia

A água é utilizada como um meio terapêutico há muito tempo, visto que auxilia na recuperação de pacientes com problemas ortopédicos, neurológicos e respiratórios, uma vez que o ambiente favorece movimentos de forma mais leve e dinâmica para o trabalho funcional.

benefícios da hidroterapiaPor conta deste dinamismo e facilidade, existem benefícios que a hidroterapia, pode proporcionar ao paciente que tem dificuldades para se locomover. Vale ressaltar também que a técnica precisa ser feita em um ambiente devidamente preparado, como o acompanhamento de um fisioterapeuta e técnicas corretas para cada caso.

Quais os benefícios da hidroterapia?

Com o auxílio de acessórios que facilitam a movimentação e em uma piscina, a hidroterapia traz benefícios que não podem ser encontrados em um ambiente comum, como:

Flutuação

Permite que o paciente realize movimentos que seriam impossíveis em um outro plano, como a flutuação, que melhora a consciência corporal, diminuem a tensão articular e favorecem a propriocepção.

Ganho de força

A água faz com que exercícios para ganho de força sejam realizados, visto que a substância oferece resistência ao paciente, auxiliando pacientes que perderam a força nas articulações ou paciente que apresentam algum tipo de paralisia.

Menos impacto

Pacientes com doenças degenerativas, como artrose ou osteoporose, possuem certa limitação na força aplicada em exercícios e têm predisposições a desenvolverem novas lesões. Com a hidroterapia, o impacto dos exercícios realizados é menor, o que diminui assim o risco de lesões.

Treinos de marcha

Para aqueles pacientes que possuem dificuldades de marcha e equilíbrio, a hidroterapia é ideal, visto que alguns têm medo de sofrerem quedas ao longo da reabilitação e a água evita com que estes acidentes ocorram.

A reabilitação por meio da hidroterapia também traz outros benefícios para os pacientes como a diminuição da dor durante os exercícios, melhora a respiração, sistema cardíaco e oferece o relaxamento muscular, sendo indicada para idosos, pacientes obesos ou com alguma limitação motora causada por condições adversas.

Pós operatório

A reabilitação na hidroterapia no período pós operatório é muito importante para estimular a marcha do paciente no período inicial, ganho de amplitude de movimento, estímulos musculares, diminuição do edema e favorecer de uma maneira mais precoce o ganho de mais funcionalidade.

Somos uma clínica de Ortopedia completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2507-9024, (11) 2507-9021 e (11) 94006-5262 .

 

Leia Mais

  • Desenvolvida nos Estados Unidos e na Europa, a osteopatia é uma abordagem fisioterapêutica que busca...

  • A água é utilizada como um meio terapêutico há muito tempo, visto que auxilia na recuperação de paci...