Treinos de corrida: 5 dicas para manter a energia

Treinos de corrida: 5 dicas para manter a energia

A importância das atividades físicas

Os treinos de corrida demandam muito preparo físico, em vários sentidos e aspectos.

5 dicas para manter energia durante a corridaSe você está começando agora, precisa ter em mente que não vai começar já de cara correndo cinco ou dez quilômetros por dia. Mas, igualmente, se você está começando agora, pode se favorecer dessas dicas para evitar perder energia durante os treinos e com isso, aumentar significativamente o seu rendimento total.

A energia é tão fundamental quanto a sua capacidade cardiovascular. Se eventualmente você se sentir fraco e sem energia, mesmo que você tem capacidade cardiorrespiratória para continuar a correr, você não terá combustível para continuar a corrida.

Vamos imaginar que você se trata de um carro, embora você esteja com todas as revisões em dia, caso o veículo esteja sem combustível, não vai ser possível andar. A premissa aqui é basicamente a mesma. Mesmo que tudo esteja em ordem, se você não tiver energia (combustível) para continuar, você não vai conseguir.

+ Por que devo procurar um cardiologista do esporte?

Separamos algumas dicas para que você possa manter a energia nos treinos de corrida e aumentar com isso o seu rendimento geral. A corrida exige muita energia então você precisa estar preparado e esse preparo começa bem antes da corrida em si.

Como manter a energia durante os treinos?

Para que você possa aproveitar os treinamentos e desfrutar dos benefícios das atividades físicas para ter mais qualidade de vida, existem algumas dicas básicas que podem ser seguidas, como:

1 – Respire de maneira adequada

respire corretamente durante a corridaSe você quer manter a energia durante os treinos de corrida, respire adequadamente. A respiração exerce um papel fundamental durante os treinos e não apenas os de corrida. Se você passa a respirar de maneira adequada, você consegue evitar se cansar tão facilmente.

A respiração em ciclos simultâneos faz com que haja uma significativa economia de energia e com isso, você terá uma capacidade de correr mais. Além disso, esta técnica, favorece o estabelecimento de um ritmo respiratório. Para isso, você precisa apenas coordenar, por exemplo, a cada duas passadas inspirar, e a cada duas passadas expirar.

O importante é que você teste até encontrar o melhor ritmo respiratório para você e que você consiga mantê-lo.

2 – Varie os seus treinos

Pode parecer engraçado pensar em variações quando falamos sobre corrida, mas a variação pode ser muito interessante para que você consiga manter a energia e aumentar a sua capacidade, resistência e condicionamento. Mas como variar nos treinos de corrida? Esse talvez seja a sua pergunta nesse momento, não é?

A dica é apostar na corrida de longa distância, mesclar em corridas de média e curta distância, corridas com intervalo, obstáculos. Tudo isso auxilia na melhor administração da energia através do seu organismo e o ganho de condicionamento.

3 – Evite alimentos que roubam energia

evite café antes de correrSe você quer manter a sua energia em todos os seus treinos de corrida, evite comer alimentos considerados ladrões de energia. Eles podem até venderem a ideia de estimulantes e de alimentos potencializadores de energia, mas, na prática, eles roubam a sua energia e fazem o seu rendimento cair significativamente.

Um destes alimentos é o café. Embora seja considerado um dos mais famosos estimulantes, ao ser ingerido antes do treino ele gera a disposição, mas isso ocorre apenas no primeiro momento, depois há a fadiga e o cansaço.

+ A importância da nutrição esportiva

4 – Aposte nos alimentos certos

Há alimentos que roubam a nossa energia e fazem o nosso rendimento cair, mas, em contrapartida, há alimentos que favorecem a energia para os treinos e podem fazer com que o seu rendimento aumente significativamente.

Um alimento interessante para antes do treino é a banana. Ela apresenta um nível satisfatório de calorias, bons níveis de potássio e oferece benefícios interessantes para os atletas sobretudo por ser um alimento composto por fibras, antioxidantes e vitaminas.

5 – Tenha gordura na sua alimentação e tenha energia nos treinos de corrida

nozes fazem bem para corredoresMuita gente tem medo da gordura na alimentação, mas a gordura boa exerce um papel fundamental e pode ajudar no seu desempenho durante os treinos de corrida. Alimentos como nozes e outras oleaginosas são excelentes e consistem em boas fontes de gorduras boas.

A gordura favorece os ácidos graxos essenciais que desempenham um papel fundamental para manter os níveis energéticos durante as nossas atividades.

Para que estes alimentos ricos em gorduras boas não se tornem vilões se faz necessário apenas consumi-los com equilíbrio.

Por isso, antes de iniciar a corrida, não deixe de procurar o acompanhamento nutricional adequado.

Como recuperar a energia?

Para estar sempre disposto para a próxima bateria de treinamentos, é essencial que você respeite seu corpo e saiba dosar a quantidade e intensidade dos exercícios praticados.

Intercalar os dias em que se pratica a corrida é uma das formas de dar mais tempo ao corpo para se recuperar, sem que haja uma queda de performance ao final da semana por conta da rotina do dia a dia.

+ Existe um ritmo ideal para corrida?

O descanso também previne contra o desgaste prematuro das estruturas musculares e tendões, responsáveis por permitir o movimento. Quando há uma constante carga aplicada sobre os joelhos e tornozelos, por exemplo, há uma maior incidência de o atleta desenvolver uma lesão por estresse ou apresentar tendinite.

Como prevenir lesões durante a corrida?

5 dicas para manter energia durante a corridaComo mencionado, respeitar o descanso do corpo é uma das formas de evitar lesões e manter a energia durante a corrida. Contudo, outros hábitos podem corroborar positivamente para que lesões sejam evitadas, como o alongamento antes das atividades físicas.

Ademais, optar por um calçado confortável, que seja adequado para seu tipo de pisada, também é uma das medidas que evitam lesões durante a corrida. Outro fator importante, diz respeito a avaliação e acompanhamento de um profissional, para orientar o aluno e corrigir possíveis erros na execução da técnica que predispõe intercorrências.

O acompanhamento prévio para uma avaliação física e nutricional, também auxiliam na prevenção de lesões, além de uma dieta individualizada para que o esportista tenha mais energia durante a corrida. Por isso, se você está pensando em começar a correr, não deixe de procurar o atendimento especializado.

Somos uma clínica de Ortopedia completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2507-9024, (11) 2507-9021 e (11) 94006-5262 .

Leia Mais